Missão da Pastoral Social

 


Não se discute o conhecimento dos clérigos, religiosos e grande parte da liderança laica sobre a Doutrina Social da Igreja. Não se discute o conhecimento que têm sobre as astorais Sociais e seu papel na Igreja e na sociedade.

 O que se pode discutir é a aplicação desse conhecimento, a atuação, acompanhamento, assessoria das Pastorais e Movimentos Sociais. Muitos desses organismos sobrevivem graças à tenacidade e generosa doação de líderes leigos, religiosos e clérigos. Não são muitos, mas são incrivelmente dedicados, dão a vida em defesa dos excluídos (é grande o número de mártires e de perseguidos por defenderem a justiça no Brasil).

 

Aprovada por unanimidade pela CNBB na última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida, a 5ª Semana Social Brasileira já está sendo articulada em todo o Brasil. Feito o lançamento em encontro do Fórum Nacional das Pastorais Sociais em Brasília, de 11 a 13 de setembro, exige de cada um de nós disponibilidade para que o grande evento chegue a todas as dioceses, paróquias e comunidades do Brasil. O tema é “Do Estado que temos ao Estado que queremos”.

 

É momento propício para que o diaconado assuma, através do Ministério da Caridade, do Serviço não apenas o acompanhamento (que às vezes é distante), mas estar junto na articulação, na ação, anunciando a Palavra, celebrando com alegria e defendendo a causa dos pobres e excluídos.

 

O Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da CNBB deu a arrancada. Nestes meses que faltam para encerrar o ano de 2011, precisamos articular junto às dioceses, paróquias e comunidades para fazer acontecer a 5ª Semana Social

Brasileira. Em março de 2012 teremos o Seminário de lançamento da 5ª Semana, para oferecer mais subsídios ao Clero, religiosos e lideranças laicas.

 

Nosso desejo é que o diaconado participe integralmente dessas ações. Celebrar a liturgia (Palavra, matrimônio, batizados, exéquias) é muito importante, mas estar ao lado do excluído é que nos faz verdadeiros diáconos. Por isso as três dimensões: Palavra, Caridade e Liturgia.

 

Não quero perder a utopia, quero sonhar sempre com um mundo melhor. Mais ainda, não quero esperar acontecer, quero fazer minha parte. Deus nos ajude.

 Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe, São Lourenço, Santo Estevão, São Francisco e todos os santos diáconos, rogai por nós!

 

 

Diác. José Carlos Pascoal

Presidente da Comissão Regional dos Diáconos – CRD Sul I

Informativo O Servo, Estado de São Paulo, Brasil, Ano V – n º 61 – Outubro de 2011

diacpascoal@uol.com.br«>diacpascoal@uol.com.br» data-mce-href=»mailto:<a href="mailto:diacpascoal@uol.com.br»>diacpascoal@uol.com.br«>diacpascoal@uol.com.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *