Diácono custódio é ordenado padre em Serra Talhada, Pernambuco

Portal Belmonte – São José do Belmonte, PE.

 No dia 24 de novembro, a Diocese de Afogados da Ingazeira ganhou mais um sacerdote, com a ordenação presbiteral do padre Custódio Francisco de Sá: ele foi o primeiro diácono permanente ordenado nesta Diocese. Aos 70 anos e com 13 anos de ministério diaconal, Custódio que ficou viúvo há três anos foi ordenado padre pelo bispo de Afogados da Ingazeira, Dom Egidio Bisol, na Paróquia de Nossa Senhora da Penha em Serra Talhada, mesmo lugar onde em 1998, Custodio foi ordenado diácono.

 A Missa foi concelebrada por inúmeros padres e participação de diáconos permanentes, além de muitos fiéis que lotaram a Igreja. Na homília Dom Egídio manifestou a alegria pela ordenação do diácono Custodio, explicando que acolheu sua solicitação para ser ordenado presbítero, pois tal pedido “é sempre bem-vindo quando alguém se dispõe a colocar a vida inteira, sua energia, sua disposição, suas capacidades a serviço do Reino de Deus”.

O neo-sacerdote disse: “Deus, Pai, todo Poderoso e infinitamente perfeito fez brotar dentro de mim este desejo de me torna padre, fez despertar em mim esta vocação sacerdotal de uma forma que só ele mesmo poderia fazer discerni.” Custodio exerceu a função de esposo, pai e de avô como se fosse um sacerdócio, mas que Deus teria lhe reservado outra coisa quando tirou Maria Luiza, a sua esposa Lú. Pois daí quando fi cou sozinho percebeu que havia um chamado: “Era a voz divina que me convidava para servir a Deus e a sua messe agora de forma mais completa”.

Agradeceu em especial e de forma espiritual a seu sogro Augusto Duarte e a sua esposa Lú, ambos falecidos e a toda a sua família, e pediu que orem para ele exercer com fé e dignidade a sua vocação e fi nalizou seus agradecimentos dizendo “Tenho a consciência de que embora frágil como um vaso de barro, posso transportar comigo mesmo o tesouro precioso que é o dom de Deus”.

Custodio, pai de 07 (sete) filhos, 12 (doze) netos e (01) bisneto, dedicou 04 anos de estudos na teologia Diaconal, na Escola Teológica para se tornar diácono permanente, onde ficou por 13 anos. Quando sua esposa faleceu, percebeu o chamado divino, dedicou mais 02 anos de estudos em João Pessoa, estudando Teologia Sacramental, e um complemento em Serra Talhada e hoje segue com todo vigor e amor na batalha.

Volver

Manaus recebe mais oito diáconos

No dia 27 de novembro, as 10h, na Catedral Metropolitana de Manaus, foram ordenados oito diáconos permanentes para a Arquidiocese de Manaus, Amazonas. Dom Mario Antonio, bispo auxiliar de Manaus, presidiu a solenidade de ordenação que foi configurada no lema: “Se eu, o Senhor e Mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”.

Foram ordenados diáconos: Sebastião Monteiro Maia; Irineu dos Santos Pena; Marcio de Oliveira Bandeira; Francisco Alves de Souza; Francisco Carlos Fernandes Pina; Francisco Gilson Barroso Mota; João Bosco Barbosa de Souza e Ronaldo Souza dos Santos.

A CND congratula-se com os ordenados, seus familiares e comunidades.