CRD NE 2 REALIZA REUNIÃO VIRTUAL COM PROVÍNCIA DA PARAÍBA, BRASIL

CRD NE 2 REALIZA REUNIÃO VIRTUAL COM PROVÍNCIA DA PARAÍBA

CRD NE 2 REALIZA REUNIÃO VIRTUAL COM PROVÍNCIA DA PARAÍBA

O Presidente da Comissão Regional dos Diáconos, do Regional Nordeste 2 (CRD/NE2), Diácono Otacílio Vieira de França, realizou reunião com os coordenadores das CDDs da Província Eclesiástica da Paraíba, nesta segunda-feira, 22 de março, às 20 horas, via on-line. A reunião consta do Planejamento da CRD, e contou também com as presenças do Presidente da CND, Diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), de Dom Egídio Bisol, da Diocese de Afogados da Ingazeira-PE, e de Dom Eraldo Bispo da Silva, da Diocese de Patos-PB. Ao todo, participaram 44 pessoas, incluindo os integrantes da Presidência da CRD (vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro), coordenadores das CDDs e representantes de assessorias.

Depois de abrir a reunião e dar as boas vindas a todos, o Diác. Otacílio pediu a Dom Egídio Bisol uma breve reflexão, e ele abordou o tema “fraternidade”, referindo-se ao clima de animosidade gerado por alguns em relação à CFE/2021. Referiu-se, também, à última viagem do Papa Francisco e às palavras do Santo Padre em Ur, na Caldeia, para representantes de várias religiões. “Nessa pregação, o Papa pediu um olhar para o outro, para os irmãos, pediu para sermos fraternos. Odiar o irmão é profanar o nome de Deus”, disse Dom Egídio, citando palavras do Papa.

Dom Eraldo também cumprimentou a todos e se referiu às palavras de Dom Egídio, no que se refere às polarizações dentro da Igreja. “É um tempo difícil, com esta pandemia, mas não devemos ter medo. Este é um tempo de desafios”, disse. Dom Erado também pediu que os diáconos levem aos seus respectivos bispos as dificuldades que enfrentam neste tempo.

O diácono Otacílio passou a palavra ao coordenador da Equipe Regional de Assessoria Pedagógica (ERAP), Diác. José Durán y Durán, da Diocese de Palmares-PE. Ele falou de um questionário enviado aos diáconos do Nordeste 2, sondando sobre quais as demandas no campo da formação. O resultado foi apresentado pelo Diác. Luciano Cavalcanti. O relatório mostrou várias sugestões no campo da formação continuada, sobre aspectos que necessitam ser atualizados, entre outros, inclusive aspectos de formação individual, que deve ser competência de cada Diocese.

Também foram feitos relatos das Comissões Diocesanas que estavam presentes, e sobre a constituição da Equipe Regional de Assessoria de Comunicação (ERAC). No final, o Presidente da CND, Diác. Chiquinho, falou sobre a necessidade de interação com as CRDs e CDDs, e sobre a formação. “Tenho viajado pelo País, e percebo que há realidades muito diversas; há muita carência e necessidade de formação”, destacou. Apresentou informações sobre as parcerias que firmou no campo da formação (com a UNINTER e Claretianos) e com a CNBB, Paulinas, Paulus, Apostolado Litúrgico e Ateliê. Ele parabenizou a CRD pela iniciativa de constituir as Equipes de Formação e de Comunicação, e apresentou número de diáconos falecidos, vítimas da Covid, pelo Brasil: foram 20, em 2020, e em 2021 já são 12 diáconos falecidos.
Foto: José Bezerra

Fonte: cnd.org.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *