Outro Natal diferente é possivel

    O cristianismo entrou tão de cheio no capitalismo que já não conseguimos viver o Natal com espírito cristão. Estamos presos ao consumismo e acreditamos que não seja possível viver um Natal caminhando contra corrente.

    Hoje os profetas que nos anunciam a conversão para preparar e acolher o nascimento do Salvador Jesus  dizem que temos que cuidar do planeta terra com todos os seus seres. Cuidar especialmente dos seres humanos. Esses seres humanos “indignados” que não agüentam mais a opressão econômica, política e religiosa. Esses seres humanos que morrem de fome, de injustiça, de discriminação, de violência, de fanatismo religioso.

    O acontecimento do Natal de Jesus é o acontecimento da novidade. Acolher a novidade é conversão. Deixar, os costumes, a organização, as  leis, as estruturas, os ritos, que seguíamos até agora e iniciar a renovar tudo que nos impede de seguir a proposta nova do Natal.

Na América Latina os bispos reunidos em Aparecida em 2007 propuseram para os cristãos e para a Igreja um novo estilo de vida. Um novo estilo de vida que respeite a vida valorize as pessoas, nos liberte do trabalho escravo, nos torne mais solidários.  Cada cristão é chamado a se despojar de riquezas, de poder, de luxos.

Por outro lado a Igreja no mundo todo está procurando novos caminhos para a nova evangelização. Não existe outro caminho a não se o da  coerência entre aquilo que se anuncia: “Deus está no nosso meio” e aquilo que se vive.

Depende de cada um de nós vivermos um Natal diferente com mais “gastos” em ações de solidariedade do que com presentes supérfluos. Com mais comida solidária do que com desperdícios que são jogados no lixo. Será sem dúvidas a melhor forma de homenagear Jesus. Os “Herodes” do nosso tempo pensam e realizam planos de interesses contrários à realização do Reino de Deus. Temos que nos desviar dos caminhos dos “Herodes”. Temos que seguir pelo caminho que nos indica a voz do Espírito Santo. O Espírito Santo nos diz: outro Natal diferente é possível.

A todos os que durante este ano colaboraram com o Informativo CIDAL, por meio dos seus trabalhos, noticias, leituras, orações, apóio econômico, o sincero agradecimento da diretiva do CIDAL.

FELIZ NATAL DIFERENTE! UM ANO NOVO CHEIO DA NOVIDADE DO NATAL: O EMANUEL “DEUS CONOSCO”.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *