Mensagem da Presidência da CND aos candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Nova Iguaçú (RJ, Brasil)

Mensagem da Presidência da CND aos candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Nova Iguaçú (RJ)

 

Mensagem da Presidência da CND aos candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Nova Iguaçú (RJ)

Caríssimos irmãos candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Nova Iguaçú/RJ.

Saúde e Paz!

Sou grato a Deus pela oportunidade de me dirigir aos senhores que aspiram um ministério de honra, mas, acima de tudo, de serviço qualificado aos irmãos mais necessitados de atenção e ávidos cuidado, zelo e amparo. Este retiro espiritual, que lhes foi preparado com todo carinho, deseja aprofundar dimensões e aspectos essenciais que nortearão o caminho a ser percorrido, sempre em busca da mística do serviço, do coração misericordioso e compassivo, do envolvimento firme com as práticas sociais, tendo o Evangelho de Jesus, como fonte e inspiração única de evangelização e entrega.

Não vos esqueçais, que o ministério diaconal é uma vocação ao serviço e não ao sacerdócio ministerial. Assim sendo, não é um prêmio de reconhecimento a uma pessoa que está caminhando na comunidade por muitos anos e, agora, temos que dar a ele um troféu por serviço prestado. Não, é vocação, dom de Deus que vos chamou pela sua graça e confiança. Lembrar sempre da comunhão, da unidade, do espírito fraterno, da inserção ao corpo diaconal, do amor, obediência, e respeito a seu bispo, da oração diária, do amor a Maria e da aproximação a Eucaristia.

Por último, quando estive com o Papa Francisco, pedi a ele uma mensagem aos diáconos do Brasil e entre tantas orientações, uma me chamou bastante atenção. Disse ele: “Não se clericalizem”. O nosso lugar não é o primeiro, e sim o último. É lá, no último lugar, que está o Mestre Jesus ainda servindo a todos.

Meus irmãos, aproveitem este momento de graça, reflexão e recolhimento na presença do Senhor.

Com gratidão e apreço,

Diácono Francisco S. Pontes Filho – Presidente da CND

Arquidiocese de Manaus/Am.

cnd.org.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.