Experiências de diaconia na Região Amazónica, Brasil

Vilson Faba Cândido e Antelmo Pereira Ângelo são dois candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Alto Solimões, Amazonas. Com muita dificuldade, estão concluindo a formação na Escola Diaconal Diocesana “Dom Alberto Marzi”, A Escola conta com 13 alunos, sendo 11 candidatos e 2 leigos que estudam teologia. São 4 módulos por ano, sendo 2 de 5 dias e 2 de 10 dias. Isso provoca dificuldades com relação à família e no trabalho. No caso, as esposas dos candidatos não podem participar por esses motivos e também na questão de distância.Os candidatos receberam o Acolitado e Leitorado no dia 28 de janeiro de 2018, com precisão de ordenação para dezembro de 2018. Vilson é casado, pai de 5 filhos (1 homem, 4 mulheres0, é assistente administrativo da prefeitura de Torantins, AM, Antelmo é da etnia Ticuna e ministra aula da língua nativa em escola municipal ( na sua região prevalece a etnia indígena). Casado, é pai de 9 filhos (5 homens, 4 mulheres). Na Escola Diaconal há um segundo candidato da etnia indígena.

Ambos narraram as dificuldades: viagem de canoa para a Escola de no mínimo 5 horas; distância para exercer o ministério (são agentes de pastoral nas comunidades); problemas de comunicação (sinais de telefone, internet). No caso de Antelmo e seu colega ticuna Ildefonso, há o problema da língua portuguesa.

Vilson preside Celebração da Palavra, conduz um grupo de Terço dos Homens, anima um grupo de jovens, participa da Pastoral Familiar, colabora na preparação de noivos para o matrimônio e faz visitas aos doentes e famílias das comunidades nos finais de semana. Antelmo preside Celebração da palavra, é tradutor de orações da língua portuguesa para o ticuna e vice versa. Destaque-se que Antelmo está terminando a tradução da bíblia para a língua ticuna.

Com relação à expectativa da ordenação diaconal, sentem-se muito felizes, consideram isso grande graça de Deus, Com relação ao ministério, sentem que darão continuidade ao trabalho hoje exercido, que é o ministério da Caridade exercido como leigos.

Ambos apresentaram seus trabalhos, suas dificuldades e os frutos de seus trabalhos através de vídeos e fotos. Há várias dioceses e Comissões Diaconais que colaboraram ou colaboram com a Escola Diaconal de Alto Solimões.

De Salvador, BA, diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *