Editorial de "Diáconos"

O presidente da CND Diácono Zeno Konzen, inicia seu trabalho unto ao Diaconado nacional representando o organismo na 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que se realiza em Aparecida, de 4 a 13 de maio. Um dos principais ítens da extensa pauta discorre sobre a atualização do Documento 74 da CNBB: «Diretrizes Para o Diaconado Permanente».

Em sequência, o Diácono Zeno se reunirá com a Diretoria da CND, o Conselho Consultivo e a ENAP para procurar viabilizar as metas para a CND no quadriênio 2011/2015, que foram votadas e aprovadas na IX Assembleia Geral da CND: aquisição de sede própria em Brasília, criando um fundo específico para tal fim; fazer convênio com Plano de Saúde a nível nacional para o atendimento aos diáconos e suas famílias; profissionalização do site da CND; criação do Fundo Nacional para auxílio aos diáconos em dificuldade; organizar grupo de esposas.

Na sua proposta de trabalho antes da eleição, Diác. Zeno se propôs à priorizar as propostas vindas da Assembleia Geral, mas também acolher propostas de metas vindas de assembleias regionais ou interregionais. Além disso, chamam a atenção as propostas do presidente para, a médio prazo, aumentar o número de colaboradores voluntários para assessorias em diversas áreas de atuação: litúrgica, financeira, pedagógicas regionais. Incentivar a publicação de material didático ou histórico sobre o diaconado permanente no Brasil e criar galeria com o acervo histórico e um memorial dos presidentes da CND.

O êxito da empreitada não depende somente do presidente ou da diretoria, mas de todos nós. do nosso empenho, dedicação, participação e colaboração virão as conquistas. O diaconado está crescendo rapidamente em número: é necessário que cresça ainda mais no sentido ministerial, em qualidade e eficiência.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *