Diáconos Permanentes participam do Encontro de Formação Permanente e assumem pastorais sociais na diocese de Petrópolis, RJ, Brasil

Aconteceu no dia 24 de fevereiro, no seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, o 1º encontro de Formação Permanente dos Diáconos da Diocese de Petrópolis. Participaram junto com os Diáconos, os coordenadores de todas as Pastorais Sociais da Diocese.

O encontro teve como tema “A Diaconia da Caridade – O ser humano como objeto da nossa caridade” e teve início com a oração pessoal livre e logo após o café. Terminando o café teve início a primeira palestra onde monsenhor Paulo Daher, vigário geral da Diocese apresentou a reflexão sobre o tema do encontro. Na reflexão, o presbítero ressaltou: “A missão principal do Diácono é a caridade. Esta caridade tem que ser sempre evangelizadora de acordo com o ambiente. Não é dar uma aula de teologia, você vai dar uma palavra de Fé para essas pessoas, mostrar porque você está fazendo isso, vai mostrar quem é o dono da sua vida”.

Logo após o vigário geral da Caridade, padre Rafael Soares apresentou as Pastorais Sociais da Diocese, falando um pouco da função e do trabalho de cada uma. Assim que terminou os diáconos foram dirigidos para as pastorais sociais, a qual cada um se identificou e deu o nome para participar como assistente. Nos grupos os coordenadores das pastorais sociais passaram todas as informações para os diáconos, dentre elas: o funcionamento da pastoral, dia e local das reuniões, encontros, ação da pastoral, etc.

No final os diáconos rezaram a hora média e participaram do almoço juntos com os candidatos ao Diaconado Permanente, que retornaram às aulas. Com este encontro todos os diáconos permanentes da Diocese foram inseridos nas pastorais sociais diocesanas e estarão ajudando e assessorando as mesmas.

Por: diácono Marco Carvalho – CRD Leste 1

Tomado de: cnd.org.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.