DIÁCONOS E CLERO DE NATAL, brasil, COMEMORAM JUBILEU DE PRATA DA ESCOLA DIACONAL SANTO ESTÊVÃO

 

A Escola Diaconal Santo Estêvão, da Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, Regional Nordeste 2, comemorou o jubileu de prata hoje, 16 de setembro de 2021, às 9 horas, na reunião mensal do Clero e Agentes Pastorais, realizada de forma virtual, toda ela dedicada exclusivamente à comemoração jubilar. Coordenada pelo Pe. Flávio Herculano, a reunião teve a abertura oficial com a palavra do Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Paulo Henrique da Silva, e em seguida toda comemoração foi coordenada pelo Diácono Edmar de Araújo Conrado, Diretor da Escola.

Todas as atividades da reunião foram transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, da Arquidiocese de Natal. Criada em 1995, pelo então Arcebispo de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, hoje arcebispo emérito, já com 95 anos, a Escola completou o Jubileu de Prata em 2020, mas as comemorações foram adiadas para este ano em virtude da pandemia.

O Diretor, Diác. Edmar, apresentou um resgate histórico da caminhada da Escola e do Diaconado Permanente na Arquidiocese, dividido em quatro blocos: Memória da Escola Diaconal; Documentário com personagens envolvidos com a Escola, como os primeiros diretores e, inclusive, do Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, restaurador do Diaconado no Rio Grande do Norte, com a primeira ordenação na Diocese de Caicó; Depoimentos dos dois primeiros Diáconos da Arquidiocese – Francisco Adilson da Silva e Francisco das Chagas Teixeira de Araújo – ordenados pelo então Arcebispo, Dom Heitor de Araújo Sales; e a perspectiva da Escola Diaconal, a partir de agora.

A caminhada histórica da Escola foi narrada em forma de depoimentos: de Dom Heitor Sales, dos dois primeiros diáconos – Francisco Adilson e Francisco Teixeira – de ex-diretores, entre os quais o Mons. Lucas Batista Neto, o Pe. Alfredo Oliveira Costa Filho; falas do Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Paulo Henrique da Silva, e testemunhos de ações e experiências de trabalhos dos diáconos José Bezerra de Araújo, primeiro ordenado no Rio Grande do Norte, na Diocese de Caicó, em 19 de março de 1987, atuado na Arquidiocese desde o ano de 2000; Eugênio Lima de Souza, Márcio Ribeiro da Silva e Ademacy Souza Moura Segundo.

No final, foi feita memória de Diáconos já falecidos, como José Hermano Gomes Silva, Hélio Moreira, João Evangelista de Morais, José Belizário Ferreira e José Anchieta de Figueiredo. Por fim, foram apresentadas mensagens de congratulações do Bispo Referencial do Diaconado no Brasil, Dom João Francisco Salm; do Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diácono Francisco Salvador Pontes Filho; do Presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Nordeste 2 (CRD NE 2), Diácono Otacílio Vieira de França; e do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, concluindo as comemorações.

Foto: Diác. José Bezerra de Araújo

cnd.org.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.