Diáconos a serviço da Igreja, da vida e da esperança!

Diác. Zeno Konzen,

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil

 

Neste mês queremos relatar o que foram os dois primeiros meses das atividades do Presidente da CND. A partir do tema “A identidade do ser diaconal e a palavra de Deus gerando comunhão eclesial” realizamos e vivenciamos a 9ª assembléia Geral Eletiva da CND. Com certeza uma grande alegria foi a presença expressiva de Diáconos, aspirantes e esposas na assembleia. Outra grande alegria foi o diálogo vivenciado. Percebemos que é possível um mundo melhor e que a palavra de Deus só gera comunhão apartir da reflexão e do diálogo fraterno.

 A semana Santa, e na sequência, a Páscoa da Ressurreição nos faz pensar na via cruzes Diaconal que muitos colegas vivem em suas comunidades na missão sem fronteiras deste imenso Brasil. Dia 21 de maio passado na Diocese de Erexim na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes na cidade de Campinas do Rio Grande do Sul, onde foi ordenado o Diácono ORIDES BERTOTTI, aluno da Escola Diaconal Santo Estevão, da qual sou vice-diretor. Uma grande celebração, com carinho efetivo da comunidade a que pertencem na zona rural onde a maior fonte de renda é o leite. Enquanto o aluno esposo Orides esteve na escola diaconal distante 500 km, uma família da comunidade estava lá ajudando na lida da ordenha das vacas e ainda nos afazeres da lavoura, para suprir as necessidades da família de Orides. Entre outras, no dia da ordenação a comunidade e entregou-lhe um rosário o qual era usado nas noites em que o terço fora rezado nas famílias na intenção do diaconato daquele aluno que participou das seis etapas de 10 dias intensivos, durante três anos. Isso nos mostra a fé e espiritualidade que muitas comunidades distantes vivem e onde a presença do diácono é muito importante. É lógico que um relato desses toca nosso coração. E, o faço em homenagem a muitos e muitos de nossos irmãos diáconos que vivem estas realidades em comunidades distantes no meio rural deste nosso imenso e continental País.

 De 04 a 13 de maio último, participei da 49ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida/SP. Participei de todas as celebrações eucarísticas de manhã bem cedinho na Basílica de Aparecida, proclamando o Santo Evangelho e servindo o Altar de forma digna, enaltecendo sempre o nosso ministério diaconal. Tivemos a graça de participar de perto da construção das novas diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Nesta Assembleia foram apresentadas, discutidas e aprovadas as novas diretrizes para o Diaconado da Igreja no Brasil. Saliento, também, que após duas horas de microfone à disposição dos Bispos, não houve uma só manifestação de contrariedade em qualquer âmbito, em relação ao Diaconado no Brasil. Ouviuse, sim, manifestações de experiências positivas com diáconos em todo País.  Mostrando, assim, que nossos pastores cada vez mais se colocam favoráveis ao fortalecimento e crescimento do ministério diaconal. Neste contexto, foram votadas e aprovadas por unanimidade as referidas diretrizes, sem nenhum voto contrario ou abstenção, e assim encaminhadas à Santa Sé, esse novo texto que trás acréscimo às diaconias, auto sustentabilidade e a formação permanente. Fui acolhido com grande alegria como novo Presidente da CND por ter um diálogo amigo e fraterno com todos os bispos. Foi um momento muito bonito e emocionante que partilho e estendo a todo corpo diaconal. Deixo o registro da eleição de Dom Pedro Brito como presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada – CMOVIC.

 No mês de maio, dias 24 a 29 ocorreu o 2º Congresso Latino Americano de Diáconos e esposas no Mosteiro da Vila Kostka em Itaicí/Indaiatuba-SP, com o tema – Os Diáconos Apóstolos das Novas Fronteiras da Missão – conforme DAP 208. Naquela ocasião tivemos a presença de quase 400 participantes entre Diáconos, esposas, aspirantes, presbíteros e bispos. Nesses dias aconteceram grandes momentos de partilha, das mais diversas experiências e realidades. Constatamos, nesta assembleia, uma enorme distancia entre os diáconos, nas suas práticas ministeriais nas diferentes regiões da América Latina. Muitos convivendo com a desumanidade das pobrezas e misérias humanas que são frutos dos sistemas sociais egoístas e excludentes que marginalizam nossos irmãos. Dia 28 fomos em peregrinação ao Santuário de Aparecida/SP, onde novamente proclamei o Evangelho e servi o Altar na Eucaristia presidido pelo Cardeal de Aparecida Dom Raimundo Damasceno de Assis.

 Em junho participei do CONCEP e do CONSELHO PERMANENTE na CNBB em Brasília onde, entre outras, houve eleição dos demais bispos das 12 comissões Episcopais da CNBB.  Da tarde de 17 de junho até o dia 19 de junho até o meio dia estive presente na Assembleia eletiva da Pastoral Familiar em Brasília, onde foi eleita a nova comissão nacional. Durante 15 minutos apresentei as atividades, organização e trabalhos da CND. Como sempre fomos bem acolhidos sobre tudo nas celebrações Eucarísticas servindo o Altar e na proclamação do Evangelho. Agradeço ao Diácono Hamilton dos Santos Nascimento presidente do Regional Centro-Oeste que me acolheu em sua casa e nos ajudou nos deslocamentos em Brasília. Um grande abraço a todos e que Maria nos envolva com seu manto protetor e o nos dê sua Benção.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *