Um grupo de 9 leigos serão ordenados Diáconos Permanentes, na Diocese de Caicó, pela imposição das mãos do bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Cruz Santos. A ordenação será no dia 10 de agosto próximo, às 19 horas, na Igreja Matriz de São José, em Caicó-RN, situada a 280 quilômetros de Natal. Serão ordenados: Aerinylson Moreira Nóbrega, Damião Mendes de Brito, Gilbene Nunes Queiroz, Helimário Moreira Pereira, João Brito de Araújo, João Crispim de Araújo Filho, Mário André Evangelista Pontes, Moacyr Costa dos Santos e Valdemir Soares Silva.
Atualmente, a Diocese de Caicó conta com 29 diáconos permanentes incardinados e residentes, e outros dois incardinados, porém residindo e atuando na Arquidiocese de Natal. Com os novos diáconos, a Diocese caicoense passará a contar com 38 diáconos permanentes incardinados e residindo em seu território. Diáconos da Arquidiocese de Natal receberam o convite para a celebração e alguns já confirmaram presença.
A data da ordenação, 10 de agosto, é o dia de São Lourenço, Patrono dos Diáconos. Sobre São Lourenço há relatos de fatos curiosos a respeito do martírio de que foi vítima. Uns dizem que teria sido queimado vivo, numa grelha sobre as braças. Em meio ao tormento, teria encontrado forças para dizer aos algozes: “vede, deste lado já estou bem cozido; virai-me do outro”. Mas há, também, quem relate que teria sido decapitado. Outro relato conta que o imperador Valeriano pediu que Lourenço entregasse ao império as riquezas da Igreja. Ele teria reunido os pobres dos quais cuidava, apresentou-os ao imperador e disse: “eis o nosso tesouro; podeis encontra-lo em toda parte”.