Um grupo de treze homens da Arquidiocese de Passo Fundo está participando das aulas da Escola Diaconal. A Escola Diaconal é assessorada pela Itepa Faculdades e participam estudantes da Arquidiocese de Passo Fundo e da Diocese de Erexim. As aulas acontecem no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erexim.
Os estudantes da Arquidiocese moram nos municípios de Guaporé, Serafina Corrêa, Casca, Tapejara, Carazinho, Tapera e Passo Fundo.
Nesse domingo, 2 de junho, os estudantes da Arquidiocese tiveram um Encontro, na Casa de Retiros em Passo Fundo. O encontro foi assessorado pelo Arcebispo Metropolitano Dom Rodolfo Luís Weber e pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral Pe. Ivanir Antonio Rampon. Demonstrando o apoio dos presbíteros, esteve presente o Pe. Luís Signor, integrante da Equipe Arquidiocesana para o Diaconato Permanente e membro da Coordenação da Pastoral Presbiteral.
Fez parte da programação do encontro uma apresentação na qual os estudantes falaram sobre a sua família e a sua participação e serviço na Igreja. Em seguida, houve uma bonita experiência de Leitura Orante da Bíblia a partir do texto de Atos dos Apóstolos (6,1-6), momento em que se refletiu sobre o surgimento do ministério diaconal e sua relevância para o momento eclesial e social que vivemos.
No terceiro momento do encontro, foi retomada a história do Projeto Diaconal na Arquidiocese, merecendo destaque a reflexão sobre os critérios de escolha para o ministério. Após, iniciou-se um estudo das Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil: Formação, Vida e Ministério. O estudo do Documento nº 96 da CNBB, terá continuidade nos próximos encontros. Por fim, o grupo participou da Santa Missa da Ascensão do Senhor.
Os estudantes da Escola diaconal estão em fase de discernimento vocacional. Mais adiante, os que desejarem poderão solicitar a admissão à ordem sacra. Se esta for aceita, então seguem outros passos do processo como a solicitação ao ministério de Leitor, ao ministério de Acólito e, por fim, ao ministério do Diaconato Permanente.
O Diácono Permanente recebe o Sacramento da Ordem e, por isso, faz parte do Clero da Igreja.