Retiro anual dos Diáconos Permanentes e Esposas é realizado em Coronel Fabriciano (MG)

16/12/2021

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Casa de Retiro Recanto das Mangueiras em Coronel Fabriciano (MG), aconteceu o retiro anual dos Diáconos Permanentes e esposas da Diocese de Itabira / Coronel Fabriciano (MG). O retiro teve como tema: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram” (Rm 12,5). Esse tema remete ao verdadeiro amor, que é aquele que busca compartilhar a alegria com o irmão que se alegra e o pranto com aquele que sofre, sem julgamentos e sem preconceitos. O plano e direcionador dessa reflexão foi a carta encíclica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco.

No sábado (4) os exercícios espirituais tiveram início com a celebração da Santa Missa com Laudes, presidida pelo Padre Thiago Rodrigues, pároco da Paróquia São Francisco Xavier, o qual acolheu os diáconos e esposas com grande afeto e carinho. A espiritualidade e mística do encontro foi assessorado pelo Diácono Permanente Ruy Figueiredo Neves, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), o qual norteou as reflexões pautadas em: “Deixar-se Tocar pelo Mestre, segui-lo e Anunciá-lo por Atitudes e Palavras”; “A Redenção Continua Acontecendo”; “Início do Segundo Testamento em Caná da Galiléia”; “Evangelizar é Preciso: Os Pilares da Comunidade”; “A Espiritualidade Conjugal do Diácono”; “A Função do Diácono e Sua Família na Vida da Igreja”.

O encerramento do retiro se deu com a Celebração da Missa, presidida pelo Padre Thiago. Ao final da Missa, o coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes (CDDP), Diácono José Geraldo de Oliveira, agradeceu a fraterna receptividade por parte do Padre Thiago e de todos aqueles que trabalharam para que o retiro se tornasse realidade. Agradeceu também a presença de todos os diáconos e esposas que alegremente participaram desse momento de unidade.

Fonte: https://dioceseitabira.org.br/

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *