Servir nas periferias e o ministério diaconal, promotores da Fraternidade Universal

Servir nas periferias e o ministério diaconal, promotores da Fraternidade Universal

Diác. Gonzalo Eguía
Coordenador de Servir nas periferias
Bilbau, Espanha, 1 de março de 2021

Acabamos de celebrar o Dia Internacional da Fraternidade Humana pela primeira vez, por este motivo o Papa Francisco editou uma mensagem de vídeo que o Informativo apresenta.

Esta iniciativa da Organização das Nações Unidas nasceu sob o “Documento sobre a Fraternidade Humana pela paz mundial e convivência comum” assinado pelo Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar Ahmad Al-Tayyeb, 4 de fevereiro de 2019. Precisamente esse mesmo objetivo da Fraternidade Universal tem a Encíclica “Fratelli tutti”, sobre a fraternidade e a amizade social que o Papa Francisco nos dirigiu em outubro passado.

Desde os seus inícios, faz agora seis anos, Servir nas periferias, no seguimento do Informativo CIDAL- liderado pelo diácono José Espinós durante os anos de 2007-2013, tem pretendido ser um meio para promover esse serviço à Fraternidade Universal, mediante o apoio ao ministério diaconal ibero-americano, fornecendo informação, formação, possibilitando um local de encontro e de intercâmbio de experiências. Em nossa primeira edição, no primeiro dia de abril de 2015, escrevemos estas palavras:

“Todas as mulheres e homens que tiveram a alegria de encontrar Cristo Ressuscitado, sentimo-nos chamados a testemunhar com alegria esse encontro, no serviço diário aos nossos irmãos e irmãs, mostrando-lhes o rosto amoroso e misericordioso de Deus, especialmente aqueles que vivem no desconhecimento deste amor, os quais vivem na pobreza e marginalização, na solidão e desamparo, na exploração ou depressão. Apenas uma Igreja samaritana e servidora da humanidade pode mostrar-se como a esposa fiel do Senhor, pois uma Igreja que não serve bem, é inútil”.

Nesta perspetiva, durante este mês de fevereiro que terminou, a Equipe de Coordenação e Redação iniciou uma reflexão para projetar o futuro de Servir nas periferias.

Como resultado dessa reflexão, renovamos nossa decisão de fortalecer a fraternidade entre aqueles que de entre nós,fazem parte desse projeto de informação. Este serviço fraterno foi percorrido graças ao apoio de muitas pessoas, serviços informativos, instituições,… desejando ser fiéis à nossa mãe Igreja, transmitindo a intensa, variada e profunda experiência que o ministério diaconal está a realizar no seu seio.

Também queremos renovar nossa vontade de colaboração e cooperação com outros meios informativos que têm objetivos semelhantes.

Finalmente decidimos fortalecer a estrutura que possibilitou que nos últimos seis anos não tenha faltado pelo menos uma notícia diária sobre o diaconado ibero-americano no nosso site da Web – mais de 2400 durante este período – tendo alcançado com esta edição o número setenta e dois dos Informativos.

Servir nas periferias é organizado através de uma rede de correspondentes regionais, nacionais e diocesanos, a nível ibero americano. Graças a estas pessoas é possível fazer chegar as notícias, informações, ofertas formativas…que disponibilizamos diária e mensalmente. Por esta razão os membros da Equipe têm estado em comunicação com as pessoas que atualmente figuram como correspondentes para animá-los a renovar seu serviço em favor desta fraternidade diaconal, que por sua vez promove a fraternidade universal à qual somos chamados. Ao ler estas linhas, talvez também tu, possas prestar esse serviço na área geográfica onde vives, trabalhas e desenvolves teu serviço pastoral, não hesites em comunicá-lo para nosso e-mail (servirenlasperiferias@hotmail.com).

Ao finalizar este trabalho de revisão do projeto informativo em que nos encontramos, faremos chegar as conclusões a que chegamos, tudo seja para que este emocionante projeto continue sendo uma realidade durante os próximos anos.

A Comissão Nacional dos diáconos de Brasil expõe num artigo simples, como é a estrutura e organização deste organismo diaconal que é sem dúvida o mais desenvolvido de toda a Ibero-América, além disso, a região Nordeste 2 comunica a criação de novas equipes regionais.

Da Alemanha, sabemos que na diocese de Münsteer, o bispo diocesano nomeou ao diácono permanente Ralf Hammecke como “Diretor Administrador ativo no Vicariato episcopal de Münster”, com dedicação especial aos assuntos administrativos e económicos da diocese, responsabilidade adjunta ao vigário geral.

É bonito e motivador contemplar como o diaconado continua o seu progresso nas igrejas locais, o Informativo apresenta as ações de várias dioceses que criam a Comissão Diocesana do diaconado permanente, iniciam o curso propedêutico de novos aspirantes, estabelecem leitores e acólitos, ordenam novos diáconos e apresentam a formação permanente dos diáconos para os próximos meses.

Entre os testemunhos diaconais destacam-se os do diácono argentino José Raúl Pereyra -Correntes-,
e do diácono colombiano Juan Bernardo Rojas, sobre o Dia Mundial do Doente que celebramos no passado dia 11 de fevereiro, festividade de Nossa Senhora de Lourdes.

Em relação às publicações e estudos, os diáconos brasileiros Carlos Alberto Barbosa da Silva e António Santos publicam, o primeiro um livro sobre a setorização das paróquias, e o segundo sua Tese em Teologia. Há também uma reflexão sobre o ministério diaconal realizado a partir da espiritualidade inaciana, por ocasião das últimas treze ordenações diaconais que tiveram em fevereiro passado.

Na secção de “Conhecendo uma Escola Diaconal” faz-se referência à da Diocese de São Miguel, no Brasil, e ao Instituto Diaconal da Arquidiocese de Monterrey, no México.

No meio deste mês que iniciamos e por sua vez tempo de Quaresma, como se fosse um oásis, celebramos a Festa de São José, Padroeiro da Igreja, neste Ano Jubilar dedicado a ele. Apresentamos-lhe a vida de tantos homens e mulheres que sofrem nesta pandemia e em tantas outras pandemias que podemos e devemos evitar, fazendo-o com as palavras do Papa Francisco:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amen.

Em nome da Equipe de Coordenação e de Redação, um abraço fraterno.

 

Tradução do original: Diacono Mario Henrique Pinto

 

Gonzalo Eguía

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *