Quatro diáconos permanentes são ordenados em celebração solene na sexta-feira


Graça Penafort (correaneto.com.br)

Macapa, Brasil, 6 de diciembre de 2012

 

O bispo diocesano, Dom Pedro José Conti, ordena nesta sexta-feira, 7, quatro diáconos permanentes: Raimundo Pedro Guedes, Francilúcio Ferreira Belúcio, Raimundo Barbosa de Souza e Sebastião Vilhena da Silva para servirem à Igreja de Macapá. A celebração solene será na Igreja matriz da Paróquia do Trem, às 19h, e encerra o tríduo em preparação à festa de Nossa Senhora da Conceição, que ocorre no dia 8.

 

“São homens escolhidos por Deus, que vivem sua vocação no ministério do serviço a exemplo de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir, como disse o próprio Jesus na Última Ceia: ‘Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como fiz para vós’”, diz Dom Pedro.

 

A partir da ordenação, o diácono passa a fazer parte do clero e tem por função, na Celebração Eucarística, servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Pode ainda ministrar todos os sacramentais, dar as bênçãos próprias de ministro ordenado, inclusive a bênção com o Santíssimo Sacramento, e celebrar o Rito das Exéquias.

 

O diácono é ministro ordinário do Batismo, preside a celebração do Matrimônio cristão e as celebrações da Palavra de Deus na ausência do presbítero. É também ministro ordinário da Comunhão Eucarística.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *