V Assembleia Regional dos Diáconos da CRD NE 3 em Vitória da Conquista/BA

 

 

Entre os dias 30 de novembro e 02 de Dezembro, aconteceu na  Arquidiocese de Vitória da Conquista, BA, a V Assembleia dos Diáconos Permanentes do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) e o II Encontro das Esposas de Diáconos. O tema foi: “A missão dos diáconos permanentes à luz das Diretrizes para o Diaconato” e o objetivo foi promover a formação dos diáconos, sobretudo re  etindo o documento 96 da CNBB.

 

Na sexta feira, a assembleia foi aberta com a Santa Missa presidida por Dom Luiz Pepeu, que também celebrou no sábado. Segundo o Diácono Antônio Héliton Alves, da CRD Sul 3 e da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP), essas diretrizes são essenciais para se compreender a missão do diácono no mundo de hoje: “Esses documentos são importantes para a formação, para o Ministério do Diácono e para sua vida familiar. Conhecê-los é fundamental”, disse. O estudo desse texto foi realizado no sábado, que também teve a programação enriquecida com atrações culturais e outras atividades.

 

Segundo o Presidente do Regional, o diácono Washington Santos Souza, da Arquidiocese de Salvador, esses momentos contribuem para a unidade entre os que exercem o ministério diaconal: “Sem vocês nós não faríamos um trabalho como esse, que é fruto da unidade e da comunhão com a qual buscamos cada dia que aconteça mais tanto entre nós, como com os padres e nossos bispos”, destacou. Também o Diácono Luciano Santa, que é presidente da Comissão de Diáconos da Arquidiocese de Vitória da Conquista, sublinhou o contexto no qual o encontro é realizado: “Queremos aqui viver a realidade da nossa fé, celebrar os 50 anos do Concílio e rearmar o nosso compromisso de serviço à nossa Igreja na comunhão dos nossos pastores”, concluiu.

 

No Domingo, a Assembleia foi encerrada com a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Estevam Santos, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias e concelebrada por outros padres da Arquidiocese. Em sua homilia ele destacou Nossa Senhora como modelo para todos os ministérios: “Maria foi uma grande servidora que não mediu esforços para evangelizar. Ela é, no mundo de hoje, modelo de pregação”, disse. 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *