reunião do Conselho Consultivo da Comissão Nacional de Diáconos nos dias 19 a 21 de junho de 2015. Instituto Cultural de Brasília

Tomado de CND

Iniciada a reunião do Conselho Consultivo da CND em Brasília
A Comissão Nacional dos Diáconos – CND realiza neste final de semana a reunião do Conselho Consultivo, que é composto pela diretoria, pelos presidentes das CRDs – Comissão Regional dos Diáconos e
A acolhida foi feita pelo presidente diácono Zeno Konzen, que agradeceu a presença dos conselheiros e exortou à unidade. “A diretoria da CND precisa do apoio dos presidentes dos regionais e das equipes de assessoria. O crescimento do diaconado no Brasil exige a participação de toda a liderança, para que nos fortaleçamos e sirvamos melhor a Igreja nas comunidades, paróquias e dioceses”, falou.
Os presidentes das Comissões Regionais apresentaram seus relatórios, constando número de diáconos, de Escolas Diaconais e aspirantes ao diaconado permanente. Destaque-se o crescimento em número e em qualidade. “Em todas as regiões do Brasil, há interesse dos bispos e presbíteros em criar Escolas Diaconais”, completou o presidente diácono Zeno.
Participam pela diretoria: diácono Zeno Konzen, presidente; diácono Francisco Salvador Pontes Filho, vice-presidente; diácono Antonio Heliton Alves, secretário; diácono Antonio Oliveira dos Santos, tesoureiro.
Conselheiros: Regional Centro Oeste: Diácono Manoel José Damasceno, Presidente; Regional Leste II: Diácono Lyndon Johonson Correia Silva, Presidente; Regional Nordeste I: Diácono José Oliveira Cavalcante (Cory), Presidente; Regional Nordeste II: Diácono João Gomes da Silva, Presidente; Regional Nordeste III: Diácono Washington Santos Sousa; Regional Nordeste IV: Diácono Manoel de Alencar Bezerra, Presidente; Regional Norte I: Diácono Francisco Salvador Pontes Filho, Presidente; Regional Norte II: Diácono Marcus Vinícius Amaral Soares, Presidente e Diácono João Oliveira Rodrigues, ex-Presidente; Regiona

l Norte III: Diácono Antonio Oliveira dos Santos, Presidente; Regional Sul I: Diácono José Getúlio Nascimento, Presidente; Regional Sul II: Diácono Bento Chinaglia, Presidente; Regional Sul III: Diácono Antônio Heliton Alves, Presidente; Regional Sul IV: Diácono Lino Dalpiaz, Presidente; Responsável contábil: Diácono Rosendir Guimarães de Souza; ENAC: Diácono José Carlos Pascoal e Diácono Alberto Magno Carvalho de Melo.
Sugestões para o Plano de Ação Quadrienal foram destaques no segundo dia de reunião do Conselho Consultivo da CND
As atividades do 2º dia da reunião do Conselho Consultivo da CND – Comissão Nacional dos Diáconos foram abertas com a Celebração das Laudes, presidida pelo diácono Manoel de Alencar Bezerra, do Regional NE 4, na sala de palestras do Centro Cultural de Brasília neste sábado, 20 de junho, as 7h.
O diácono Rosendir Guimarães de Souza, responsável contábil da CND, apresentou o relatório da X Assembleia Geral, Eletiva e Comemorativa da CND, realizada nos dias 23 a 26 de abril de 2015 em Aparecida, SP. Foram feitos alguns questionamentos a respeito dos valores constantes da prestação de contas. Após as explicações do diácono Rosendir, foi aprovado o relatório. O diácono Alberto Magno explicou sobre o funcionamento do site da CND, tirando dúvidas dos conselheiros e orientando quando ao acesso e administração de páginas do mesmo.
Na sequência, o presidente diácono Zeno Konzen felou sobre a nova Carteira de Identidade Eclesial para diáconos, lendo para a assembleia a carta explicativa de dom Pedro Brito Guimarães, então presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. “A carteira é de identidade eclesial, emitida pelo órgão maior da Igreja no Brasil, e que oferece mais segurança contra falsificações. Como o Estatuto da CND não contempla esse novo modelo, isso deverá ser examinada nas propostas de atualização do mesmo, já que estão abertas para sugestões por parte dos diáconos do Brasil”, explicou o presidente.
O Plano de Ação Quadrienal contempla as datas de realizações de eventos do organismo diaconal, iniciando com a reunião ampliada da CMOVC – Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, que será realizada em Fortaleza, CE, nos dias 13 a 16 de outubro de 2015. O Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais será realizado nos dias 30 de maio a 2 de junho de 2016 na Comunidade Divino Verbo de Palmas, TO, sob a orientação do diácono Antonio de Oliveira dos Santos, presidente da CRD Norte 3. Está sendo cogitada a vinda de um representante do CELAM – Conferência Episcopal Latinoamericana, para atualização das propostas de formação para a América Latina. Há ainda propostas de formação em Liturgia, Identidade diaconal, Missão, e o Ministério da caridade.
A manutenção do sistema de descentralização de reuniões do Conselho Consultivo aconteceu com aprovação dos conselheiros, sendo que a reunião de 2016 será nos dias 3 e 4 de junho, no mesmo local do Encontro de Formadores em Palmas, TO. Em 2017, a reunião do Conselho Consultivo será nos dias 24 a 26 de março, em Belo Horizonte. A Assembleia Não Eletiva da CND será realizada nos dias 18 a 21 de maio,  em local a ser confirmado. O Conselho Consultivo de 2018 será realizado em Manaus, AM, nos dias 28 a 30 de abril. O Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais em Salvador, BA, em data a ser confirmada. A Assembleia Geral Eletiva de 2019, será realizada em abril, em Belém do Pará.
O informativo online “Diáconos” também foi avaliado na reunião recebendo sugestões de melhorias quanto aos textos e fotos. A diretoria da CND está recebendo nomes de diáconos que possam fazer parte da ENAC – Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação. Outra sugestão recebida foi a de criar mala direta para enviar por e-mail o informativo aos diáconos do Brasil.
Padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da CMOVIC esteve na reunião na parte da tarde, colaborando na avaliação da X Assembleia Geral, a qual considerou como ótima. Falou que as dificuldades citadas pelos conselheiros fazem parte da organização de um grande evento. O presbítero presidiu missa na sala do CCB. A reunião foi encerrada as 21h, com propostas de emendas ao Estatuto da CND.
Encerrado o Consultivo da CND com partilhas de experiências diaconais
Os diáconos participantes da reunião do Conselho Consultivo da Comissão Nacional dos Diáconos – CND partilharam experiências diaconais em suas comunidades, paróquias e dioceses. Testemunhos ricos da atividade diaconal, atendendo os pobres, visitando os enfermos, atuando em favelas e periferias, presídios e área rural.
Ha vários regionais que contam com Diaconais Territoriais e Ambientais que promovem a caridade e a promoção religiosa e social.
O diácono Zeno Konzen, presidente da CND encerrou a reunião, agradecendo a presença dos conselheiros e exortando-os a participarem ativamente dos eventos programamdos pela CND neste quadriênio. Em seguida, deu a bênção.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *