Primeira reunião da Presidência da CND

Novo logotipo da CNDO presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, diácono Francisco Salvador Pontes Filho convocou a primeira reunião da Presidência da CND para os dias 21 a 23 de junho, no Centro Cultural Missionário de Brasília, DF. Participarão da reunião os integrantes da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação – ENAC e o assessor de Relações Internacionais da CND, diácono Alberto Magno Carvalho de Melo.

Na pauta, análise das sugestões de metas apresentadas na XI Assembleia Geral de Goiânia, Calendário quadrienal, Assembleia não Eletiva de 2021. Os trabalhos começam nesta sexta-feira (21) às 14h.

A Presidência da CND é composta pelo presidente diácono Chiquinho, vice-presidente diácono Júlio César Bendinelli, secretário diácono José de Oliveira Cavalcanti e tesoureiro diácono Antonio Oliveira dos Santos.

——

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), sob a presidência do Diác. Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), realiza reunião de planejamento, nestes dias 21 a 23, Centro Cultural Missionário, em Brasília. Além do Presidente, também estão o vice-Presidente, Diác. Júlio César Bendinelli; o Secretário, Diác. José Oliveira Cavalcante (Cory); o segundo Secretário, Hamilton dos Santos Nascimento e o Tesoureiro, Diác. Antônio Oliveira dos Santos. Também participam os integrantes da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC), formada pelos Diáconos Alberto Magno, de Brasília; José Carlos Pascoal, de Jundiaí (SP); José Bezerra de Araújo, de Natal-RN; e Leandro Marcelino Santos, de Mogi das Cruzes-SP.
Com a ENAC, a Presidência abordou várias questões relacionadas com a Comunicação, entre as quais um novo formato de site, trabalho de assessoria de comunicação e utilização de novas mídias para divulgação do trabalho diaconal. Uma das ideias é dar maior visibilidade do trabalho da Comissão Nacional e das Comissões Regionais. A partir das discussões, a ENAC está trabalhando um novo formato de site e a possibilidade de utilizar outras mídias.

—–

A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) e os integrantes da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC) tiveram momento com os Contadores da CND, Ângelo Glória Cirilo e Jancarla Braz de Oliveira, durante a manhã de hoje, 22 de junho, em Brasília. O objetivo foi apresentar à Presidência as normas e adequações contábeis legais e as exigências da Receita Federal, principalmente referentes às instituições sem fins lucrativas. Qualquer despesa da CND, como de qualquer organização sem fins lucrativos, tem que ter comprovação de documento fiscal válido perante a legislação brasileira.
Houve mementos de tira-dúvidas e de orientações sobre como proceder diante de situações peculiares, próprias da missão e ação voluntária dos que integram a Presidência e Equipes de assessoria, sobre o ressarcimento de despesas. O procedimento correto será sempre pedir documento fiscal válido, com o nome e CNPJ da entidade. Nenhum documento de despesa em nome da CND é válido e não será ressarcido se não tiver o nome e CNPJ da CND. Os dois contadores também revelaram que houve avanços consideráveis quanto a várias nuances do processo contábil da CND. Entre esses avanços estão o respeito quanto aos prazos da prestação de contas; clareza das informações contábeis; qualidade dos documentos contábeis; dados compatíveis com a realidade da Comissão e outros assuntos. Esses avanços foram conseguidos graças ao planejamento e organização, contribuindo para maior transparência das ações da CND.

—–

A reunião de planejamento da Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) com a Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC) gerou várias demandas para a atual gestão. Num dos momentos, a ENAC apresentou uma proposta de estrutura do novo site para substituir o atual. A ENAC expôs a estrutura, ouviu sugestões e propostas dos integrantes da Presidência visando adequações, incluindo a estrutura de cadastro dos diáconos de todo o Brasil, e outros aspectos, de forma a dar maior visibilidade às ações da ENAC.
No final, a Presidência aprovou a proposta de estrutura do novo site, acrescida das sugestões. A Equipe da ENAC trabalha agora na conclusão da estruturação do novo site. A proposta inclui a migração de todo o conteúdo do atual site para o novo, de forma que seja feito o lançamento na Solenidade de Cristo Rei, em novembro deste ano.

—–

Reunida desde sexta-feira, 21 de junho, no Centro de Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) celebrou em ação de graças pelos objetivos alcançados na reunião, que contou com a participação do Assessor de Relações Internacionais, diácono Alberto Magno de Carvalho Melo e da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC).

A missa foi presidida pelo padre João Cândido da Silva Neto, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Conté: conde.org.br

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.