Nuovo libro: "Ser Diácono"

Livro reflete sobre a presença do diaconato na vida da Igreja

O livro Ser Diácono, publicado pela PAULUS Editora e elaborado por Dom Edson Oriolo, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), tem por finalidade orientar os leitores para a compreensão do ministério diaconal. O conteúdo oferece reflexões sobre o diaconato transitório e permanente. São eles, homens vocacionados ao serviço missionário, atuantes nas diversas realidades, isto é, nas cidades, nas periferias, na zona rural, nos presídios, nas escolas e universidades, nas pastorais, na Igreja, nas obras sociais etc.

Na obra, dividida em dez capítulos, Dom Edson ensina aos leitores o sentido e as dimensões fundamentadas do ministério diaconal, o modo como é compreendido na Tradição Apostólica, assim como a matéria e o rito da ordenação, sua identidade e missão na Igreja e no mundo. O autor resgata a interpretação do diaconato à luz da tradição da Igreja e da Sagrada Escritura, o conteúdo faz referência ao testemunho dos primeiros séculos e de como era a função diaconal na comunidade eclesial primitiva.

Nesse caminho, para aqueles que possuem dúvidas sobre o papel do diácono na Igreja, o bispo lembra que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, existem o diácono transitório e o diácono permanente. Com efeito, o diácono transitório é por sua vez, ordenado em vista do presbiterado, depois de um processo formativo específico nas áreas de filosofia e teologia, com a promessa ao celibato. Já o diácono permanente é ordenado sem a perspectiva de ascender ao presbiterato, podendo ser solteiro, casado ou viúvo. Essa orientação segue algumas regras explicitas na obra.

O conteúdo também aborda a necessidade de renovação do ministério diaconal, frente aos inúmeros desafios e novas exigências do século XXI, tempo de grandes e profundas mudanças de época. De acordo com o idealizador, o público alvo são os diáconos ordenados em vista do presbiterado, diáconos permanentes e para qualquer pessoa que queria conhecer melhor a teologia e o sentido do diaconato na Igreja.

Dom Edson Oriolo é bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Aristóteles pela Unicamp e em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós-graduou-se em Gestão de Pessoas. Leader and Professional Coach pela Act Coaching Internacional e membro do Conselho de Conteúdo da Revista Paróquias e Casas Religiosas, publicou, pela Catholicus Editora, A Nova Pastoral do Dízimo: formação, implantação e missão na Igreja, e, pela PAULUS, Paróquia renovada: sinal de esperança. Escreve para várias revistas e periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, Pastoral Urbana e Pastoral do Dízimo.

 

Ficha Técnica
Título: Ser Diácono
Autor (a): Dom Edson Oriolo
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 112
Área de interesse: Vocação e Vida Religiosa

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.