Vários eventos no diaconato ocorreram na diocese de Leiria-Fátima.
O Serviço para o Diaconado Permanente na Diocese de Leiria-Fátima organizou encontros nas vigararias, para ajudar a refletir, esclarecer e promover esta vocação ministerial.
O primeiro decorreu na passada sexta-feira, dia 20 de outubro, no salão paroquial de Vermoil, para a vigararia das Colmeias. Algumas dezenas de pessoas, entre as quais casais e catequistas, bem como os padres da vigararia, tiveram a o1portunidade de aprofundar o que é o diaconado, a sua missão e as razões da sua instituição, bem como o perfil requerido aos candidatos e os critérios de admissão.
Num ambiente familiar, houve tempo ainda para responder a algumas perguntas surgidas, ficando a certeza de que há ainda muito caminho a percorrer para que o diaconado permanente seja uma realidade na Diocese, embora se tenham dado já passos importantes para a sua concretização.
No passado dia 4 de janeiro, o bispo diocesano D. António Marto participou na reunião dos párocos da vigararia da Marinha Grande, que teve lugar na Maceira, no passado dia 4 de janeiro.
A agenda de trabalhos incluiu a partilha de programas sobre a semana da Diocese em cada paróquia prevista para o início de fevereiro: a formação sobre o ministério do Diaconado Permanente, as atividades para casais sobre a exortação “A Alegria do Amor”, do Papa Francisco, a catequese de adultos em programação na vigararia, a equipa vicarial de dinamização pastoral e a peregrinação à Sé.