Diáconos e esposas da CRD NE2 – Brasil–participaram de Assembleia Formativa

O Presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Regional Nordeste 2 (CRD NE2), Diác. Otacílio Vieira de França, realizou Assembleia Geral Formativa, nestes dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020, no Convento de Ipuarana, dos Franciscanos, em Lagoa Seca, Paraíba. O evento contou com mais de 70 participantes, entre diáconos e esposas, entre os quais o Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diác. Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho). A abertura foi na sexta-feira, 14, à noite, seguida da primeira atividade formativa.

Coube ao Diác. Eduardo Wanderley, da Arquidiocese de Natal-RN, abordar o primeiro tema de formação da Assembleia, falando sobe as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) – documento 109, da CNBB. O Diác. Eduardo fez um apanhado histórico de vários documentos e estudos que serviram de referência para o formato das Diretrizes atuais. Em seguida, fez um resumo dos trechos mais importantes, indo desde o objetivo geral, passando pela introdução, pelos quatro capítulos e conclusão.

No final da conferência sobre as DGAE, o Diác. Eduardo propôs várias perguntas que instigaram os participantes (diáconos e esposas), à momentos de reflexão. Além desse, houve outros momentos formativos e informativos, nos dias 15 e 16, inclusive sobre XVIII Congresso Eucarístico Nacional e sobre o Sínodo da Amazônia. Este informe sobre foi feito pelo Presidente da CND, Diác. Francisco Pontes, que participou do Sínodo, no Vaticano, representando o Diaconado Brasileiro no evento.

Os mais de 70 diáconos e esposas presentes eram de várias dioceses do Regional Nordeste 2, espalhadas pelos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Da Arquidiocese de Natal participaram os diáconos Francisco Granjeiro (da Equipe de Comunicação da CAD-Natal); Raimundo Escolástico (do Conselho Fiscal da CND); Eugênio Lima (Presidente da CAD-Natal) e Eduardo Wanderley, um dos assessores do evento.

Fibte:cnd.org.br

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.