Diácono Júlio Bendinelli recebe prêmio na Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

O diácono Julio Bendinelli, da Capelania Nossa Senhora da Vitória dos militares, no Espírito Santo, é um estudioso do ministério diaconal.

No mundo acadêmico, onde também milita, o Diácono Julio, que é doutor, há muitos anos é professor na área de sacramentologia, sobretudo sacramento da Ordem. Tanto sua dissertação de mestrado, quanto sua tese de doutorado, versaram sobre o diaconato permanente.

Sua tese doutoral, defendida em 2016, teve como título “Servidor da mesa da Palavra de Deus: um estudo teológico-pastoral sobre o diaconato permanente”. Em linhas gerais, seu trabalho versou sobre a identidade do diácono permanente e suas consequências eclesiais e pastorais, bem como sobre a presidência diaconal da celebração da Palavra de Deus.

E ontem (18/08), o Dc Julio experimentou uma grata satisfação. Sua tese participou de uma seleção de teses teológicas produzidas por doutores no último biênio e venceu, conquistando da Coordenação Setorial de Pós-graduação e Pesquisa e do Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o PRÊMIO CTCH DE TESES.

vai virar um livro publicado pela editora Puc-Rio.

Ao receber o prêmio, o diácono agradeceu ao seu orientador, Prof. Dr Abimar O. de Moraes, seus professores, entre os quais o Prof. Dr Luiz Fernando Santana, presente ao evento, e acrescentou: “O melhor prêmio que um pesquisador pode ganhar é este: ter reconhecida por tantos especialistas a excelência de seu trabalho, selecionado entre tantas excelentes teses produzidas”.

Parabéns ao Dc Julio, parabéns aos diáconos permanentes do Brasil, que agora passarão a contar com mais este importante instrumento de formação e informação para sua missão!

 

Dejar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.