O Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas e recriminou o mercenário deixou claro que todo o ministério profético pastoral não é um privilégio, pois de fato, é o exercício pleno de sua diaconia para com todos.
Assim como Cristo assumiu em tudo a condição humana, menos no pecado, também a Igreja é chamada a testemunhar a diaconia de Cristo, compartilhando as alegrias, as tristezas, as esperanças e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e dos sofredores.
Comunidade dos salvos, corpo do Senhor, esposa de Cristo, povo messiânico constituído o organizado como realidade teândrica, a Igreja recebeu a missão de anunciar o Reino de Deus e de estabelecê-lo no meio de todos os povos. Conforme nos descreve o Documento 96 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Diretrizes para o Diaconado Permanente, em seu nº 24.
Chegou o momento de compartilhar as alegrias e tristezas do caminho percorrido nestes primeiros cinquenta anos da restauração do Diaconado Permanente, fruto do Concílio Vaticano II. Quero lembrar tantos irmãos que tiveram a coragem e persistência nesta caminhada para que depois de cinquenta anos chegássemos a quase 3000 diáconos espalhados pelos 18 regionais do nosso imenso Brasil. Aparecida nos espera de braços abertos e acolhe a todos os diáconos, esposas, aspirantes, presbíteros e bispos que irão participar da X Assembleia Comemorativa e Eletiva, de 23 a 26 de abril próximo.
Apenas uma porção de Diáconos irá participar dessa Assembleia devido a uma série de questões relativas a espaço físico e alojamento, assim, aqueles que irão participar serão portadores de tudo o que ali ocorrer levando para suas dioceses e regionais as informações oculares de que foram testemunhas. As inscrições já foram encerradas, não por vontade da CND ou de seu presidente, mas, por normas e exigências do próprio local e da rede hoteleira. Para que todos possam ser bem acolhidos precisamos nos condicionar e respeitar as normas locais. São em torno de 450 os inscritos, entre diáconos, esposas, Bispos, Presbíteros e convidados. Quem ainda pensa em participar da assembleia, comunicamos que pelo preço da hospedagem combinado com o seminário e a rede de hotéis, não será mais possível receber ninguém.
Pedimos aos irmãos diáconos, presbíteros e bispos que não irão à assembleia, que rezem por todos nós, celebrem em suas dioceses em suas paróquias, façam menção nas celebrações e atividades paroquiais. Um grande mosaico foi desenhado para os três dias da assembleia, e naqueles dias colocaremos todas as peças nos seus devidos lugares.
Outro grande momento estará acontecendo de 15 a 24 de abril em Aparecida, a 53ª assembleia da CNBB. Todos poderão assistir pelos meios católicos de comunicação todos os dias as 7h30m a Santa Missa transmitida ao vivo do Santuário de Aparecida, menos domingo dia 26 que será o encerramento do retiro dos bispos do Brasil com a Santa Missa às 11h30m (sem transmissão). É muito importante estarmos unidos à Aparecida junto com nossos bispos naqueles dias rezando as laudes em plena unidade da Igreja.
Está tudo pronto, esperamos agora a hora de embarcar rumo à Aparecida e encontrar todos os irmãos em fraterna comunhão. Após muitas e muitas reuniões tudo caminha como previsto e planejado. De qualquer maneira se houver dúvidas entrem em contato com o presidente do seu regional.
Assim, chegando à Aparecida dirija-se ao Seminário Redentorista Santo Afonso, sito à rua Pe. Claro Monteiro, 152 – centro – Aparecida (SP). Fones: 0xx 12 31052245 / 0xx 12 31052143. Fiquemos na paz de Deus. Até logo mais.