Lãs siguientes informaciones están tomadas de
Diáconos, Órgão Informativo da Comissão Nacional dos Diáconos
Ano 4 – n º 46 – Maio de 2010
Há um significativo aumento no número de candidatos em Escolas Diaconais e de ordenados
A Comissão Nacional dos Diáconos comemora o aumento no número de Escolas Diaconais, de candidatos e de ordenados. Além de maior divulgação do trabalho ministerial do Diácono, da maior presença da CND e das CRDs, destaque-se o modelo pastoral de muitas dioceses, priorizando a animação e formação de pequenas comunidades e a necessidade de formação de agentes para as Pastorais Sociais, ministério que pode ser entregue aos diáconos permanentes.
Por estar mais presente nas Comunidades o Diácono passa a exercer, com autorização e junto ao Pároco e Vigário Paroquial um trabalho de animação, aconselhamento, catequese e celebração mais atuante. Alie-se a isso o fato da presença da esposa e filhos do Diácono nas comunidades.
A CND – Comissão Nacional dos Diáconos – e a ENAP – Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica – estão sempre se atualizando para fornecer subsídios de formação às Escolas Diaconais, em especial no Ministério da Caridade.
Também aumentou o número de Diáconos exercendo funções de Ecônomo, Administradores e até Chancelaria em Dioceses.
A CND e as CRDs estão atualizando o número de Diáconos Permanentes no país, bem como o de Escolas Diaconais. Na próxima edição publicaremos essa estatística.