Conselho Consultivo aprova Planejamento Quadrienal da CND

Após acolher as propostas elencadas na Assembleia Geral e eletiva de Goiânia, a presidência da Comissão Nacional dos diáconos destacou as prioridades para o Planejamento Quadrienal 2019 / 2023 na reunião da Diretoria em julho último, e agora apresentou ao Conselho Consultivo, reunido desde ontem, 22 de agosto, que aprovou o mesmo após debates.
Os trabalhos desta manhã (23) foram coordenados pelo vice-presidente diácono Júlio Bendinelli, que apresentou cada proposta para a assembleia. Um dos destaques foi o pedido à Santa Sé para que a CND tenha um representante no Sínodo para a Amazônia, indicando o diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), presidente da CND e conhecedor dos problemas da região Amazônica por residir e exercer seu ministério em Manaus (AM). A proposta tem o apoio do Arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani. Aguarda-se a resposta do Vaticano.
Foram definidas datas dos seguintes eventos:
Reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios ordenados e Vida Consagrada (CMOVC) no CCM (Brasília) no período de 14 a 17 de outubro de 2019;
Reunião Ampliada do Conselho Consultivo da CND no CCM (Brasília), nos dias 14 a 17 de março de 2020;
Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais no CCM (Brasília) nos dias 19 a 22 de maio de 2020;
Assembleia Geral não Eletiva da CND em Belo Horizonte, em julho de 2021. Para esta Assembleia, será feito convite ao Diácono Enzo Petrolino, presidente da Comissão Italiana dos Diáconos, para participar do evento e falar de sua experiência como diácono na Itália.
Ficou definida também a realização dos Encontros Interregionais em 2022, como preparação a Assembleia Geral Eletiva de 2013. Foi também aprovada pelos conselheiros a realização das eleições dos presidentes/coordenadores Regionais, Arquidiocesanos e Diocesanos para o primeiro semestre de 2021.
De Brasília, diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.