Conhecendo uma Escola Diaconal: Escola Diocesana para Diáconos Permanentes da diocese de Palmas – Francisco beltrão»

No domingo, 7 de abril de 2019, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), teve início a primeira Escola Diaconal da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Em 2019 será o ano propedêutico, na sequência mais três anos do estudo da teologia. As disciplinas serão: sagrada escritura, teologia dogmática, teologia moral, liturgia, espiritualidade, história da Igreja, teologia pastoral, direito canônico, estudos da realidade atual e estudos de psicologia.

O bispo diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl apresentou objetivos do diaconato na Diocese, dentro da realidade eclesial e social, situa-se o ministério do diácono em três âmbitos: o serviço da caridade, a evangelização e a ação litúrgica. O documento de Aparecida lembra que os diáconos são chamados a servir a Igreja, acompanhando a formação de novas comunidades eclesiais, sendo apóstolos nas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e novas fronteiras da missão.

O diácono Renato Marochi (Diocese de Ponta Grossa), disse que o centro da vida do diácono é a evangelização: “A prioridade é o plano de Deus em nossa vida. Deus está traçando um novo caminho na vida de cada um. Devemos tornar Cristo vivo pela nossa presença onde estivermos. O diácono deve viver a dupla sacramentalidade no matrimônio e na ordem”.

Para Divonzir Bruschi (Paróquia São Pedro – Pato Branco), quando o leigo assume seu papel de batizado e busca a eclesialidade ele se torna um discípulo de Jesus: “O chamado do diaconato nasce da caminhada que fazemos na Igreja. É uma vocação com carisma do Espírito enviada por Deus onde a Igreja escolhe e convida, mas é a ação do leigo comprometido que está inserido nos inúmeros serviços como cristão e agentes de pastoral que tem vocação e aceita o desafio de servir. O ministério do diaconato deve despertar para a realidade eclesial e social em que vivemos, situa-se em três âmbitos bem definidos. Isso vem enaltecer e somar na Ação evangelizadora da nossa Diocese”.

O ano propedêutico é uma fase inicial de conhecimento do diaconato, explica Pe. Victor Clemente Müller (Coordenador da Escola Diaconal): “A missão do diaconato dentro da Igreja e as propostas concretas no trabalho paroquial. A origem diaconal é bíblica, é uma dimensão importante na vida da Igreja no trabalho com a caridade, e é nesse sentido que a Diocese pretende implementar”.

Fonte http://diocesepalmasbeltrao.com.br/

Dejar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.