MOMENTO CND DEBATE CAMINHADA DE VOCACIONADOS AO DIACONATO PERMANENTE

 

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC), realizou mais um Momento CND, na noite de ontem, 13 de julho de 2021, das 20 às 21h30, via plataforma digital StreamYard e transmitida pelo Facebook/diaconadobrasil, da CND. O tema foi o Caminho dos Vocacionados ao Diaconato Permanente, com a presença de três aspirantes: Paulo Tomás, da Escola Santo Estêvão, da Arquidiocese de Natal-RN; Osamir de Siervo (cidade de Alto-SP), da Escola Diaconal Santo Estêvão, da Diocese de Jundiaí-SP; e Edney Geovane Oliveira Melo, da Diocese de Paulo Afonso, Bahia, onde ainda não há uma Escola Diaconal.

A live também contou com a presença do Diácono Vinícius Antônio Melo Souza, da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP), que interagiu com os integrantes da ENAC e com os aspirantes. Cada um dos aspirantes falou sobre a experiência no processo de formação, o chamado à vocação diaconal e as expectativas quanto à possibilidade de uma futura ordenação.

Para Osmair de Siervo, o principal desafio é “conciliar a primeira vocação, a familiar, com o Ministério e com a vida profissional”, disse. Para Paulo Tomás, um dos desafios da caminhada é conseguir perseverar “porque alguns colegas residem distantes, além de ter na formação o próprio desafio”, afirmou.

Edney Geovane enfrenta desafios diferentes. “Na minha Diocese ainda não há uma escola diaconal. Estou fazendo o curso de Teologia pela UNINTER e convivendo com os padres, através das ações pastorais. Temos o apoio de alguns padres”, relatou. Ele também relatou que foi vocacionado presbiteral, frequentou o seminário, mas decidiu sair e viver a vida secular. “Hoje, me sinto chamado ao Diaconato”, disse.

Foto/print: José Bezerra

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *