Arquidiocese de Belo Horizonte celebrou São Lourenço no dia 10 de agosto


“Tu podes passar no meio das chamas: nem cheiro de fogo em ti fi  cará…”. – Antífona Cântico do Canto Evangélico (Benedictus) – Laudes.

 

Tendo como centralidade primeira o MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO JESUS, a família diaconal da Arquidiocese de Belo Horizonte, celebrou no último dia 10 de agosto, a Santa Eucaristia em honra a SÃO LOURENÇO – DIÁCONO E MÁRTIR patrono do ministério diaconal. A Missa foi presidida pelo padre Evandro de Campos Maria, um dos responsáveis pela formação da ESCOLA DIACONAL SÃO LOURENÇO e concelebrada pelos demais presbíteros formadores, dentre eles, padre Nivaldo dos Santos Ferreira, atual Reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus e pároco

anfi  trião. Todos foram recebidos com muito carinho na aconchegante e acolhedora instalação da Paróquia da Santíssima Trindade, bairro Gutierrez, na capital mineira.

 

Em sua homilia, padre Evandro destacou a alegria da restauração do ministério diaconal pelo Concílio Vaticano II, lembrou o forte pedido advindo da II APD (Assembleia do Povo de Deus) de outubro de 2003 e logo em seguida, aclamado e confirmado na III APD, consolidando essa indicação, fruto da base da Igreja, das lideranças que caminham no âmbito das regiões episcopais, foranias, e, sobretudo dos fiéis na realidade das paróquias e suas comunidades em geral.

 

Concluindo sua reflexão, deixou muito claro para todos os presentes, ordenados, candidatos e familiares, o sentimento que brota do coração do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que deseja muito fortemente que todos os diáconos permanentes, fortalecidos e enriquecidos pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da ordem, com a graça do Espírito Santo, dediquem-se com muita alegria no serviço da PALAVRA, CARIDADE e LITURGIA, sendo portadores do amor de Cristo nas diversas realidades e desafios, onde urge a presença da Igreja, tais como: junto aos enfermos nos hospitais, aos encarcerados nos presídios, nas capelas de velório em apoio ás família que perdem seus entes queridos, na evangelização em vilas e favelas, no acompanhamento e formação de novas comunidades, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja, conforme nos orienta o Documento de Aparecida (205), fecundando os caminhos de uma Igreja TODA ministerial e missionária.

 

Após a bênção final, todos foram acolhidos no salão de festas da referida comunidade para um breve momento de partilha e confraternização, onde após um período de recesso, todos voltaram a se reencontrar, fortalecendo os laços de comunhão, que foi enriquecido ainda mais com a presença de esposas e filhos. A alegria foi ainda redobrada, a partir da presença dos candidatos da turma 2011, que pela primeira vez participou de um encontro geral. Os ordenados, bem como os candidatos, receberam de presente das mãos de padre Nivaldo, a mais recente obra do padre Marcos de Lima, SDB, o livro JESUS NASCIDO DA VIRGEM MARIA, das Edições Loyola. 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *