Preparação para eventos pauta a reunião do Conselho Consultivo da CND, Brasil

Por: Diácono Pascoal – ENAC / CND

A Comissão Nacional dos Diáconos, pela sua presidência, exercida pelo diácono Zeno Konzen, de São Leopoldo, RS, convocou os presidentes ou representantes das Comissões Regionais dos Diáconos do Brasil e assessores de Pedagogia e Comunicação para a Reunião do Conselho Consultivo, realizada no Centro de Treinamento Maromba de Manaus, AM, nos dias 21 a 23 de março de 2018. Participaram também 4 esposas de diáconos.

Em destaque na pauta, os acertos finais e esclarecimentos do Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escola Diaconal, que será realizado de 15 a 18 de maio de 2018 em Salvador, BA. “Buscamos uma nova metodologia de encontro, para ouvir os formadores conforme suas realidades, e para que possamos projetar o diácono para o futuro próximo, o que o diaconado precisa para enfrentar as realidades futuras”, explicou o secretário Antonio Heliton Alves, secretário da CND. “O evento terá várias oficinas, nas quais buscará traçar um perfil do diácono do futuro”, completou.

O bispo referencial da CND, dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão, SC, falou das diferenças culturais e regionais do país: “O Brasil tem muita diversidade em suas regiões. É preciso pensar e trabalhar a formação diaconal conforme as realidades e necessidades. Destacar a formação Humano-afetiva, intelectual, comunitária, Pastoral e espiritual”, disse o bispo.

O presidente diácono Zeno pediu aos conselheiros sugestões para o tema da Assembleia Nacional Eletiva, que será realizada no início de abril de 2019 em Goiânia, GO. Explicou que a convocação será feita conforme o novo Estatuto, aprovado na Assembleia não Eletiva de Aparecida em 2017, que ordena que cada diocese do Brasil com diácono deve ter um representante, preferencialmente o coordenador da Comissão Diocesana, além dos presidentes das CRDs e órgãos de assessoria. O novo Estatuto aguarda aprovação final da CNBB.

Na quarta-feira, 21, à noite, os presidentes das Comissões Regionais presentes apresentaram os números do diaconado em suas respectivas regiões, para que a CND possa atualizar os dados referentes ao diaconado brasileiro. Essa atualização diz respeito ao número de diáconos em atividade, diáconos eméritos, diáconos falecidos, Escolas Diaconais e número de candidatos. Não registraram presença as seguintes CRDs: Nordeste 5, Oeste 1 e Oeste 2. Segundo informação da Secretaria da CND, são os seguintes os dados apresentados: 4877 diáconos permanentes; 2750 candidatos ao diaconado; 100 Escolas Diaconais registradas junto à CND; 189 (arqui) dioceses que contam com diáconos permanentes.

O Conselho Econômico e Fiscal através dos diáconos Silvio Roberto de Alcântara (coordenador), Rolf Koegler e Vicente Palote Martins apresentou o balancete fiscal da CND, com aprovação e sugestões, em especial sobre a contribuição de cada diácono para a CND, que está deficitária (grande número de inadimplentes) e sobre a maneira de estimular a contribuição nos respectivos regionais e dioceses. O diácono Roberto Caminha Cavalcanti, da ENAP, apresentou esboço do novo regimento para as Assembleias Gerais (eletivas e não eletivas), aguardando agora as contribuições dos regionais para sua formatação final.

Destaque-se a participação na reunião do Conselho Consultivo do diácono Lúcio Batista Guaraldi, coronel do Exército e que faz parte do Ordinariato Militar do Brasil e exerce seu ministério na paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, bairro Ponta Negra de Manaus. No final da reunião, os conselheiros receberam a visita de dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus, que dirigiu palavra de exortação. A CND, através do seu presidente diácono Zeno, agradeceu ao diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), pela organização do evento e aocolhida aos participantes. Diáconos da Arquidiocese de Manaus prestaram serviços de traslado do aeroporto ao local do encontro. Foi também oferecido um interessante tour de barco pelos rios Negro e Solimões, destacando-se o encontro das águas, visita à aldeia indígena, almoço em restaurante flutuante e visita à uma comunidade ribeirinha.

Os diáconos Alberto Magno Carvalho de Melo e José Carlos Pascoal, da ENAC – Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação, falaram sobre o site da CND e páginas da rede social, exortando os presidentes das CRDs a enviarem as notícias sobre eventos regionais e diocesanos, além da atualização do corpo diaconal. Alberto falou ainda sobre o CID , organismo internacional do diaconado com sede na Alemanha, do qual faz parte representando o diaconado brasileiro. A reunião foi encerrada às 12 hs de sexta-feira, 23 de março, com almoço e confraternização.

Tomado de: cnd-org.br
http://credit-n.ru/zaymyi-next.html

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.