Caríssimos irmãos diáconos e esposas, serenidade e paz!
Encerramos o mês de fevereiro com 4.343 irmãos diáconos inscritos na CND/BRASIL. Estamos avançando neste quesito e gostaríamos de continuar contando com os esforços de todos os Presidentes de Regional e presidentes das Comissões Diocesanas de Diáconos, no sentido de averiguar a existência de diáconos que ainda não fizeram a devida inscrição, propondo a eles essa possibilidade de ser um membro da nossa Comissão. Mais uma vez me coloco à disposição de todos para ajudar neste aspecto.
Anteriormente já me reportei quanto ao valor de nossa anuidade para este ano. O valor da anuidade com base no novo salário mínimo ficou em R$ 145,00.
Todavia, levando em consideração o momento de dificuldade que atinge a muitas famílias de irmãos diáconos, achamos prudente fixar nossa anuidade em R$ 125,00, mantendo sempre uma redução até que tenhamos uma melhora na situação econômica. É sempre importante alinhar com o presidente de seu Regional o recolhimento das anuidades ou no caso de algum empecilho, dúvida ou dificuldade, nos colocamos à disposição para colaborar com os senhores.
O número de ordenações diaconais de janeiro até este mês de março já somam 78, pelas informações que chegaram até o momento. É sempre bom acompanhar estes eventos e não esquecer de enviar, com antecedência, tais informações para o devido registro na CND/BRASIL.
Está confirmada a posse de Dom João Francisco Salm, no próximo dia 27 de março de 2022, na Diocese de Novo Hamburgo (RS). Espero, com a graça de Deus, representá-los nesta solenidade. Esta viagem também prevê uma visita à Diocese de Santa Maria (RS), com a intenção de conhecer a obra do Servo de Deus, Diácono João Luiz Pozzobon.
Renovo a nossa gratidão aos irmãos diáconos do país, que nos ajudaram na campanha em prol dos irmãos e irmãs de Petrópolis (RJ), por ocasião dos deslizamentos ocorridos naquele município, causando morte, dor e sofrimento. A solidariedade partilha, alivia, ampara, refrigera a alma, promove vida. Recordo a importância de continuar rezando pelos irmãos diáconos e esposas que estão enfermos e necessitados de nossa atenção e cuidado.
A Ucrânia, neste momento, precisa das nossas preces e orações. Peçamos a Jesus, o Príncipe da paz, o fim deste conflito desumano, criminoso e inaceitável.
O diácono José Duran y Duran, lançou recentemente o segundo volume do livro «Diácono Sempre». Está muito bom! Uma obra maravilhosa que recomendo aos irmãos diáconos de todo país, adquirir o quanto antes. Os que desejarem façam contato com o autor ou comigo para alinhar o pedido.
Meus amados irmãos, obrigado pela atenção e por tudo. O apoio e a inserção de cada irmão no corpo diaconal será sempre uma lembrança oportuna, essencial é sinal de comunhão.
Com as bênçãos da Mãe Aparecida,
Diácono Francisco S. Pontes Filho – Presidente da CND/BRASIL
Arquidiocese de Manaus (AM).