COMISSÃO NACIONAL DOS DIACONOS
AOS QUERIDOS IRMÃOS DIÁCONOS !
“Eu estou no meio de vós como aquele que serve (Lc. 22,27)”.
A COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS (CND) vem parabenizar todos os DIÁCONOS, juntamente com suas esposas e demais familiares, neste dia 10 de agosto em que celebramos a Festa do Diácono e mártir São Lourenço, patrono dos Diáconos.
«O diácono, colaborador do bispo e do presbítero, recebe uma graça sacramental própria. O carisma do diácono, sinal sacramental de Cristo-Servo, tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua função missionária com vistas à libertação integral do homem» ( Puebla, n. 697).
Caríssimos irmãos diáconos, somos chamados a servir ao povo de Deus na diaconia da Palavra, da Liturgia e da Caridade, em comunhão com o Bispo e com o Presbitério. Esta comunhão é sustentáculo da unidade indispensável no exercício da missão para garantir fecundidade missionária para a vida da Igreja. Este é um compromisso que se traduz na fidelidade aos princípios e orientações evangelizadoras que definem as metas e compromissos missionários na Igreja Particular na qual nós estamos inseridos como servidores .
Contudo, a vivência e o testemunho da identidade e comunhão eclesial do diaconado, fraterno e unido, servirá de exemplo e estímulo para outros membros da Igreja e será o objetivo de que o ministério diaconal atua como verdadeiro ministério de unidade e comunhão na Igreja.
Rogamos ao Senhor da messe e pastor do rebanho, que os nossos queridos irmãos diáconos sejam iluminados pelo Espirito Santo e animados pelo apelo constante do Papa Francisco, como discípulos missionários numa Igreja em saída..
Invocando as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e de São Lourenço, desejamos a todos, profícuo ministério diaconal.
Manaus (AM), 10 de agosto de 2021 .
Diác. Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos