Funchal, Portugal: D. Nuno Brás valoriza ministério de diaconado permanente e diferentes funções dentro da Igreja

 

 D. Nuno Brás valorizou o ministério do diaconado permanente durante uma celebração, na ilha do Porto Santo, onde foi admitido às ordens sacras Aldónio Melim, com vista ao desempenho deste serviço na Igreja.

Durante a homilia, citado pelo ‘Jornal da Madeira’, o bispo do Funchal referiu-se às diferentes funções de cada membro num corpo, tal como acontece na Igreja: “É importante percebermos que, neste corpo de Cristo que somos nós, nem todos temos a mesma função”, que cada membro “contribui para o bem de todos” e que “precisamos colaborar uns com os outros”.

Sobre as funções do diácono permanente, D. Nuno Brás sublinhou a prática da caridade, para além das funções exercidas liturgicamente, no batismo, nos casamentos e funerais, e na leitura do Evangelho durante as celebrações da eucaristia.

A celebração, que aconteceu no Domingo da palavra de Deus, foi ocasião para o bispo do Funchal alertar para a importância da escuta, de “coração aberto”, para que se “cumpra” na vida de cada um.

O padre Hugo Gomes, pároco do Porto Santo, manifestou “entusiasmo e alegria” da comunidade no acolhimento a D. Nuno Brás, lembrando o acompanhamento do bispo durante a situação de pandemia e isolamento na ilha.

O pároco valorizou o processo iniciado por Aldónio Melim, indicando o caminho de “estudo e oração”, rumo ao discernimento para se entender a “vontade de Deus” em ordem ao ministério da diaconia “para o bem e caridade das almas”.

A comunidade de Porto Santo ofereceu a Aldónio Melim os volumes da Liturgia das Horas, incitando a um “crescimento espiritual baseado na oração com Deus neste diálogo tão belo”.

O responsável paroquial afirmou ainda a vontade de ajudar os cristãos a “aprofundar os seus conhecimentos” para uma “fé esclarecida” que ajude a desenvolver compromissos e que mostre que “os sinais de Deus surgem nas periferias”.

O presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização (Santa Sé) vai orientar, a partir de hoje até ao dia 27, a semana de atualização do clero, consagrados e leigos da Diocese do Funchal.

D. Rino Fisichella é o orador principal das jornadas que decorrem no Seminário e na igreja do Colégio, na cidade do Funchal.

https://agencia.ecclesia.pt

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.