Formação permanente dos diáconos e esposas da diocese de Jundiaí, Brasil

Processo de aprendizagem em família foi tema de formação permanente dos diáconos e esposas da diocese de Jundiaí

Foi realizado neste sábado, 22 de setembro, das 09h as 11h30, mais uma reunião de Formação permanente para diáconos e esposas da diocese de Jundiaí, SP, com o tema: “Processo de aprendizagem em família pelo vínculo do amor”. O assessor foi o psicoterapeuta Plinio Teodoro.

O assessor falou sobre experiências e conceitos da psicoterapia para a família, casais ou no sentido pessoal e do trabalho do terapeuta transpessoal, sua especialidade. “A terapia transpessoal busca ver o homem como ser humano e ser espiritual”. Mostrou as etapas do relacionamento: no namoro se vai conhecendo as divergências, mas ainda é uma etapa cheia de ilusões e planos; com o casamento, as divergências começam a aparecer, mas é com o nascimento dos filhos que as diferenças se sobressaem.

“O que é família? Constitui uma das unidades básicas da sociedade”, explicou. “Há uma tríade primária: mãe, pai e filho. Isso mostra a referência das relações humanas”. Para completar, Plínio expôs a Matriz de Identidade: Família = placenta social; Relação = comunicação. “A Comunicação é a base da vida, base de todos os fenômenos sociais”. Para os diáconos, a Caridade é a Comunicação por sentido. Comunica-se praticando conforme a necessidade do próximo. “Importante frisar que a Espiritualidade é pertencimento. Espiritualidade e família é a busca do propósito de vida. A busca da felicidade é a integração do SER no sistema familiar e universal” completou Plinio.

O bispo diocesano dom Vicente Costa participou da reunião e exortou os diáconos a participarem dos momentos programados da vida diaconal e dos eventos da diocese. “Tenho sentido a ausência de diáconos nas visitas que faço aos Conselhos Regionais da Ação Evangelizadora da diocese. É importante que os diáconos participem ativamente dos Conselhos e eventos”, disse o bispo. Falou também sobre o Mês da Bíblia e sua motivação para a espiritualidade pessoal e comunitária do diácono, da esposa e da família. Também o Coordenador diácono Irvando Luiz Ferreira Silva exortou quanto à participação nas reuniões de Formação permanente e no Retiro Anual Espiritual. O Retiro Espiritual de Diáconos e Esposas será realizado nos dias 28 a 30 de setembro, no Centro de Convivência Mãe do Bom Conselho de Jundiaí.

De Jundiaí, diácono José Carlos Pascoal

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *