Com o tema «Diaconia: Missão e Santificação», os diáconos permanentes e respectivas esposas, da Diocese de Piracicaba, SP, realizaram Retiro Espiritual e de Formação nos dias 25 e 26 de agosto, no Seminário «Santo Antonio», Alto da Serra, São Pedro, SP.
Cerca de 60 pessoas participaram do Retiro, cujo assessor, diácono José Carlos Pascoal, da Diocese de Jundiaí, SP, desenvolveu o tema. «Diaconia é a ação dentro da Tríplice Dimensão do Diaconado: Caridade, Palavra e Liturgia. O Diácono, com apoio da esposa e família, não deve priorizar uma destas dimensões», disse o assessor. «A Caridade é praticada impulsionada pela Palavra proclama, ouvida e meditada. Esse impulso nos leva a celebrar com fé a Liturgia», afirmou.
O diácono Pascoal procurou mostrar as diversas formas de Diaconia praticada no Brasil: Territorial, Ambiental e Pessoal, subsidiado pelos diversos Documentos para o Diaconado eo livro «O Ministério da Caridade – Diáconos por uma Igreja servidora e um mundo solidário», resultado do III Congresso Nacional de Diáconos, realizado em 2003 no Centro de Espiritualidade Inaciano de Itaicí, Indaiatuba, SP.
Os diáconos, em grupos, partilharam experiências e testemunhos, demonstrando a aplicação do exercício da diaconia nos meios em que atuam. As esposas formaram também um grupo de reflexão, onde partilharam a diaconia dos esposos, a influência do ministério na vida familiar e a participação das esposas e filhos no ministério do diácono.
A Celebração da Palavra do dia 25 foi presidida pelo diácono José Carlos Pascoal e a missa do encerramento foi presidida pelo Frei Gerson, Franciscano Capuchinho, Diretor da Casa de Encontro. Foram celebrada Laudes e Hora Média. O Coordenador Diocesano é o diácono Florivaldo Bertoletti, de Rio Claro.
Fonte: cnd.org.br