CAD DE NATAL DISCUTE RETIRO DOS DIÁCONOS E OUTROS TEMAS EM TEMPO DE PANDEMIA

A Comissão Arquidiocesana dos Diáconos da Arquidiocese de Natal (CAD), sob a coordenação do Diácono Eugênio Lima de Souza, realizou reunião virtual na noite de ontem, 26 de abril de 2021, visando encaminhar vários assuntos pendentes. O primeiro foi sobre o Retiro dos Diáconos em 2021, antes marcado para o mês de julho, de forma presencial, e cancelado em virtude da Pandemia do CORONAVÍRUS. A decisão foi remarcar o retiro, de forma presencial, para o período de 22 a 24 de outubro deste ano, no Convento dos Franciscanos de Lagoa Seca, Paraíba, mas sob condição. Caso a Pandemia persista, será cancelado de forma presencial e discutida outra forma de realização. Foram sugeridos nomes de possíveis pregadores, mas a definição dependerá de contatos a serem feitos.

Outro tema foi a situação de alguns diáconos ainda sem provisão, fato que será discutido nestes próximos dias, junto ao Vigário Episcopal para o Clero, Padre José Sílvio, e ao Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Também houve discussão sobre diáconos que, em virtude da pandemia, estão desempregados, e o que o corpo diaconal poderia fazer para ajudá-los, em caso de necessidade de alguns.
Foto: José Bezerra

Graça e Paz!

Prezado Dom WASHINGTON CRUZ, CP, a COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS (CND) se une ao senhor, ao clero e ao Povo de Deus da ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA-GO, para elevar a nossa prece de louvor e gratidão a DEUS, por ocasião da ordenação de doze novos diáconos permanentes, no Santuário Basílica Sagrada Família, no dia 01 de maio de 2021.

Pela ordenação, os diáconos são constituídos como sinal vivo de Cristo Servo e enviados à comunidade numa atitude de servir e de plena comunhão com o bispo e, através dele, com o presbitério. É ministro ordenado da Igreja e, então, membro da hierarquia com o bispo e os presbíteros.

O diácono se caracteriza pela sua sensibilidade para com os pobres e sofredores. Percebe situações de injustiças, vai ao encontro dos injustiçados para servir e salvá-los, “lavando-lhes os pés”, nem que possa custar a sua vida. Foi assim com os profetas, com Jesus Cristo, o Servo de Javé, e será com todos os seguidores do Senhor e Mestre.

Rogamos ao Senhor da messe e pastor do rebanho que os diáconos permanentes desta ARQUIDIOCESE sejam iluminados pelo Espirito Santo e animados pelo apelo constante do Papa FRANCISCO e dos nossos Bispos, como discípulos missionários numa Igreja em saída, presente e próxima em cada periferia existencial e geográfica desta Arquidiocese.

Parabenizamos aos novos diáconos, ao clero e as suas famílias pelo sim generoso para o serviço do Evangelho, vivendo a dimensão da PALAVRA, LITÚRGIA e CARIDADE.

Que São Lourenço, diácono e mártir, intercedam por nós, em nossa vida e missão.

 

Manaus (AM), 01 de maio de 2021

Em união e prece,

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos

Comissão Nacional dos Diáconos | Publicações | Notícias | CAD DE NATAL DISCUTE RETIRO DOS DIÁCONOS E OUTROS TEMAS EM TEMPO DE PANDEMIA (cnd.org.br)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.