XIV Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais (Brasil)

XIV Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais (Brasil): Diaconado na América Latina foi tema de reflexão no Encontro
O Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, promovido pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND) em Palmas, Tocantins, teve prosseguimento na manhã desta terça-feira, com reflexão sobre o diaconado na América Latina. O assessor foi padre César Braga, da assessoria do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM).

O assessor fez a introdução, apresentando a realidade do diaconado, afetado também pela desigualdade social entre os países e nos países. “Há país em que o diaconado ainda não foi implantado até mesmo pelas dificuldades sociais, embora não se deva ver o diaconado no aspecto financeiro/econômico de sustentação, mas pelo que ele pode representar como ação missionária e social da Igreja”.

“O diaconado do Brasil é modelo de organização na América Latina, porisso deve contribuir para a formação de diáconos, partilhar sua experiência com as Escolas Diaconais da América Latina”, disse padre César. “Há uma realidade que interpela: justiça social; cuidado com a criação; contribuição com a paz; movimento migratório; cidades e culturas urbanas; fazer a integração latino-americana e caribenha”. “Devemos, portanto, estar atentops à realidade que nos interpela na Igreja: diálogo Igreja e Estado; diálogo Igreja e sociedade civil; Igreja e diálogo com a cultura; Igreja, educação e academia; Igreja e comunicação”.

Para padre César, a Igreja deve sempre agir em seu “fazer” Pastoral. Que a Evangelização seja em geral, não somente no entorno dos templos; é preciso promover ações evangelizadores; para isso é preciso investir em formação permanente. “Formação  permanente não é somente palestras, é preciso um acompanhamento profissional. Por exemplo: não basta a palestra de um psicólogo, mas é necessário que o psicólogo faça um acompanhamento dos diáconos, candidatos, esposas”, disse. “Importante terum itinerário para o ministério diaconal: capacitação para as novas fronteiras; capacitação para lidar com conflitos familiares”, completou o assessor.

De Palmasd, Tocantins, diácono José Carlos Pascoal – ENAC/CND

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *