XIV Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais (Brasil)

XIV Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais (Brasil) A realidade eclesial na formação diaconal

Dando continuidade à pauta proposta para o XIV Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, que está sendo realizado na Comunidade Católica “Sementes do Verbo” de Palmas, Tocantins, as atividades da tarde desta terça-feira, 31 de maio tiveram “A realidade Eclesial na formação diaconal” como ponto de reflexão, com participação ativa da assembleia composta por presbíteros, diáconos e leigos formadores.

Diácono Antonio Heliton Alves, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, secretário da Comissão Nacional dos Diáconos – CND apresentou o tema, fruto de reflexão e estudos e também motivado pelas respostas da pesquisa feita junto às Escolas Diaconais. Inicialmente, o assessor apresentou a estrutura da reflexão: 1) A evolução das mudanças; 2) A transformação cultural; 3) Uma nova antropologia? 4) Educar no novo contexto.

“Vivemos uma mudança de época, conforme nos mostra o Documento de Aparecida. Precisamos conhecer as mudanças que afetaram as estruturas: a Revolução Agrícola; a Revolução Industrial; A evolução sócio-política. Hoje vivemos uma formação midiatizada. Cabe ao formador estar preparado o mínimo possível para acompanhar as mudanças”. “Os educandos de hoje não estão preocupados com a mudança de época, porque não conheceram a situação precedente. Mas o educador precisa estar ciente dessa evolução dos tempos”, disse diácono Antonio.

“Não apenas o ‘saber’, a pessoa precisa saber ‘ser’ e saber ‘fazer’ também. Compete-nos coo cristãos, discernir os acontecimentos nas exigências e nas aspirações dos nossos tempos”, completou.

De Palmas, Tocantins: Diácono José Carlos Pascoal

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *