Reunião Ampliada da CMOVC foi realizada em Curitiba, PR, Brasil

Nos dias 16 a 20 de outubro do corrente ano, aconteceu em Curitiba (PR) a reunião ampliada da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), que foi assessorada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, com o tema “O Documento de Aparecida numa perspectiva vocacional”. Nesse Encontro também participou a Comissão Nacional dos Diáconos, representada pela Diretoria e pelos Presidentes das Comissões Regionais dos Diáconos.

Durante a reunião ampliada, é dedicado um dia para as reuniões dos organismos que compõem a CMOVC. No caso da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), foi realizada a reunião do Conselho Consultivo, composto pela diretoria e representantes das CRDs. Foram apresentados e debatidos os seguintes assuntos:

– Estatuto da CND: encontra-se na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para ser apreciado, discutido e votado (na Reunião do CONSEP, nos dias 24 e 25 de outubro).

– Carteirinha da CNBB: empenho para que todos os diáconos façam sua carteirinha junto à CNBB, conforme decisão da Assembleia Não Eletiva de Aparecida (SP), abril de 2017.

– Assembleia eletiva: definida a Arquidiocese de Goiânia como local para a próxima Assembleia Eletiva que será realizada nos dias 04 a 07 de abril de 2019, no Centro Pastoral Dom Fernando.

– Encontro Nacional de Diretores e Formadores das Escolas Diaconais que acontecerá em Salvador (BA) nos dias 16 a 18 de maio de 2018. Para esse Encontro, quer se buscar a construção de um projeto de formação que permita ao Diácono fazer frente aos desafios da Igreja e da Sociedade num horizonte mais amplo (10, 15, 20, 30 anos).

Foi sugerida também a elaboração de um Censo que permita conhecer os Diáconos e sua situação num contexto brasileiro, levando em conta a diversidade de nossas regiões e a complexidade da sociedade contemporânea. Os Regionais presentes tiveram a oportunidade de atualizar as informações quanto à sua situação, bem como o número de Diáconos e aspirantes de cada um dele.

A próxima reunião do Conselho Consultivo será nos dias 21 a 23 de março de 2018, em Manaus (AM).

Colaboração: Diácono Antonio Héliton Alves, secretário da CND

Foto: Diácono Francisco Salvador Pontes Filho, vice-presidente da CND

Tomado de. cnd.org.br

Dejar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.