Retrospectiva, Perspectiva e Expectativa

 

Diácono José Carlos Pascoal – Diocese de Jundiaí, SP

Iniciamos 2018 com retrospectiva negativa quanto à violência e a corrupção em nosso país. Os índices de assistência obrigatória por parte do Estado, relacionados à saúde, educação, empregos estão cada vez mais baixos. O Congresso Nacional se divide em defender corruptos das casas legislativas e o presidente acusado em várias áreas, e em espoliar o que ainda resta das divisas do Estado em benefícios próprios eleitoreiros.

No campo religioso, duas retrospectivas, perspectivas e expectativas foram criadas e alimentam o nosso desejo de melhora no campo sócio-político e religioso. Primeiro, as ações em defesa da ética por parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre atuais e corajosas, mostrando a missão evangélica e apostólica da Igreja Católica. Segundo, o grande número de diáconos permanentes ordenados em 2017 e 2018, ultrapassando o número total do diaconado, antes calculado em 5000. A retrospectiva positiva é que os bispos e párocos estão finalmente abertos à vocação diaconal permanente, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A perspectiva é a de que esses novos diáconos tragam novo vigor à nova Evangelização proposta pela Igreja, inserindo-se corajosamente na área social, sem medo de debater e relacionar-se com a política, e contribuindo para o discernimento do povo. E a expectativa é de que possam se comprometer com a conscientização do povo. Não para indicar candidatos, mas para ajudar o povo na escolha com discernimento na hora do voto. Que estejam nos novos aerópagos, na periferia onde reina a pobreza, a falta de saneamento básico, a falta de assistência à saúde, a falta de escolas, a falta de teto e alimento.

Rezemos pedindo a intercessão de São Lourenço, para que tenhamos neste ano uma ação muito mais edificante dos diáconos, na prática da Caridade, levando a Palavra e celebrando a Liturgia com o povo. Peçamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para que nossas ações contribuam para que reine o amor, a paz e a justiça no meio do nosso povo. Que não tenhamos a preocupação de competição no Clero, mas, como Maria, tenhamos a visão do Serviço. Amém!

Fonte: https://www.facebook.com/Diaconadobrasil/

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.