Retiro Espiritual online com candidatos ao Diaconato Permanente da Diocese de Ilhéus , Brasil

Com o tema “O Diaconato no Pensamento do Papa Francisco – Uma Igreja para os Pobres”, do livro do Diácono Enzo Petrolino (Itália), Edições CNBB, 2019, a Diocese de Ilhéus (BA) viveu, de forma diferente e inédita por conta da pandemia de coronavírus, o Retiro Espiritual dos candidatos ao Diaconato Permanente, Paulo Luís, Etevaldo Cruz, Rodrigo Dias e Valmir Santos, que tiveram uma semana de graça, de oração e de partilha. O Retiro online foi realizado nos dias 08 a 12 de junho de 2020

A dinâmica do retiro foi o seguinte: o bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, CSS, enviava as 2 meditações para as reflexões a cada candidato em sua casa com seus familiares, durante o dia; e à noite realizava-se a videoconferência para orações e partilha do que foi refletido e rezado no dia.

Ao final do Retiro, cada candidato colocou por escrito o fruto de suas reflexões e a avaliação dessa experiência em que puderam sentir a presença do Espírito Santo que inspirou o bispo para realizar esse retiro on-line. Esses textos escritos serão depois publicados. Os candidatos elogiaram a coragem e abertura do zeloso pastor ao Espírito Santo.

O candidato Valmir Santos, que trabalha na agricultura familiar na cidade de Teolândia (BA), compartilhou a alegria de participar deste momento de encontro de reflexão “com meus irmãos e com nosso bispo, mesmo que vitualmente, e isso me fez muito bem nestes 5 dias”.

Também durante os exercícios espirituais os participantes receberam uma mensagem do autor do livro, diácono Enzo Petrolino, que manifestou sua alegria em saber que estavam meditando e rezando com seu livro e chamou a atenção para a conjuntura atual da pandemia que vai exigir uma Igreja diaconal diante dos desafios socioeconômicos enfrentados pelas comunidades.

Por fim, Dom Mauro manifestou sua grande alegria em poder viver essa experiência inédita de se fazer um retiro via internet. “São os novos tempos que estão nos exigindo criatividade para o exercício do ministério ordenado numa Igreja em isolamento social”, disse.

Colaboração: Candidatos da Escola Diaconal da Diocese de Ilhéus (B).

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.

2 ideas sobre “Retiro Espiritual online com candidatos ao Diaconato Permanente da Diocese de Ilhéus , Brasil”