Ordenados 14 Diáconos Permanentes na Arquidiocese de Mariana (MG, Brasil)

A Igreja particular de Mariana ordena 14 novos Diáconos Permanentes confirmando a diaconia na Igreja como verdadeira expressão da Sacramentalidade do serviço.

No dia 1º de novembro, a Arquidiocese de Mariana (MG), sob o pastoreio de Dom Airton José dos Santos, celebrando todos os santos, realizou na Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete, a celebração eucarística na qual foram ordenados 14 novos diáconos permanentes para servir a Igreja Primaz de Minas. Depois de um longo processo de preparação na Escola Diaconal “São Lourenço”, treze homens casados e um celibatário assumiram o compromisso de expressar pela radicalidade do serviço o amor que tem a Deus e à causa do seu Reino através do Diaconado Permanente.

Revigorada pelos ares conciliares, a Igreja redescobriu o valor ministerial da diaconia como expressão, por excelência, de uma Igreja toda ela ministerial. Constituída por homens e mulheres de todas as raças e línguas, batizados no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a Igreja assumia o serviço como autêntica expressão de amor e instrumento privilegiado para a construção do Reino de Deus. Recuperava, assim, antiquíssima prática que encontrava em Jesus o seu fundamento. Ele próprio nos indicou explicitamente sua condição pelo ato mesmo de servir: “Eu vim para servir, não para ser servido!!” (Mateus 20, 28). A atitude serviçal, pois, não é uma atitude subjetiva de cada cristão, um mero ato da vontade, como se estivesse em questão servir ou não servir. Trata-se de um imperativo cristão; de um proceder em relação aos outros, sobretudo aos mais pobres e necessitados, os excluídos da sociedade, que constitui um dos bens espirituais mais sagrados que Cristo nos confiou: servir como expressão de amor!

Foram ordenados: Armando Hammoud (Barbacena); Délio Duarte (Viçosa); Evanildo Cândido Machado (Barbacena); Francisco Donizete Vidal (Barbacena); Hernando Rodrigues (Ouro Branco); José Fagundes Felisberto (Piranga); José Luciano Castro Nazareth (Santa Bárbara do Tugúrio); José Roberto Pinto (Conselheiro Lafaiete); Lautair Lopes Fernandes (Pedra Bonita); Luiz Otávio Teixeira (Amarantina); Marcelo Pereira da Silva (Ouro Branco); Paulo Afonso de Assis (Antônio Carlos); Ronei Luís da Silva Ferreira (Ouro Branco) e Walmik Pimentel de Matos (Barbacena)

Parabéns aos novos diáconos da Igreja Particular de Mariana e a todos os diáconos ordenados no Brasil afora pela Igreja Católica. São Lourenço os ensine sempre amar a Jesus com todo ardor e a entregar sua vida e ministério a serviço do Reino. Maria Santíssima, a mãe do serviço, apresente sempre a seu filho Jesus suas intenções e as intenções de vossas famílias, pois como bem sabemos, é a família, para o Diácono Permanente casado, o primeiro campo de sua missão.

Colab: Alan Venâncio (ENAC – CND)

Fonte: cnd.or.br

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.