Ordenação Diaconal na Eparquia Ucraniana São João Batista, Boqueirão – Curitiba , Brasil

No último dia 20 de março de 2016, durante a Divina Liturgia (Santa Missa) de Ramos na Comunidade São Josafat (Boqueirão – Curitiba PR) aconteceu a ordenação Diaconal de Romeu Smach, sendo este o terceiro diácono casado ordenado pelos católicos de rito ucraniano no Brasil.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Arquieparca Dom Volodemer Koubetch, OSBM – que destacou a importância do diaconato em vista de uma Igreja servidora, assim como quer o pontífice Papa Francisco.

A celebração seguiu os ritos da liturgia oriental desta comunidade, sendo praticamente toda ela realizada em língua eslava. Após a ordenação, o diácono ucraniano recebeu a dalmática (sticharion) e a estola (epitrachion) de  sua esposa e filhos. Para a teologia do diaconato neste rito, compreende-se que o diácono está «à serviço da Eucaristia», por isso, a ordenação acontece exatamente após a consagração do pão e vinho. Além das vestes ele recebe também o turíbulo, a Palavra e um exemplar do ritual da missa.

O neo-diácono Romeu foi acolhido também pelos Diáconos de rito latino que participaram da Ordenação, representados nos Diáconos Marcio Gardin (Coordenador dos Diáconos da Arquidiocese de Curitiba) e Márcio J. Pelinski (representando a Comissão de Diáconos da Diocese de São José dos Pinhais).

Curiosidades – o diácono ucraniano, diferente do latino, utiliza a estola por cima da dalmática, presa no ombro esquerdo e pendurada, tendo sempre três cruzes gravadas na mesma (representando Deus 3x Santo). O diácono sempre segura a ponta da estola em sua mão direita para suas funções. Outra curiosidade é que no rito ucraniano o bispo durante a celebração da Missa também reveste-se de dalmática (ao invés de casula) e esta paramentação demonstra a unidade de ministérios que existe entre o bispo e o diácono, visualizando a afirmação da Didascalia Apostolorum de que o diácono seja «ouvido, a boca, o coração e a alma do Bispo».

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *