Mensagem do papa Francisco aos diáconos do Brasil

Resposta do Papa Francisco à carta enviada pela Comissão Nacional dos Diáconos, redigida durante o Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, realizado em Palmas, Tocantins, em agosto de 2016, pedindo uma palavra do papa Francisco aos diáconos do Brasil. A missiva, entregue pelo bispo referencial da CND, dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão, SC, foi levada ao Vaticano pelo Padre Cesar Braga de Paula, do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).

A resposta foi enviada pelo cardeal dom Ângelo Becciu, Secretário Substituto a dom João Salm, com data de 28 de fevereiro de 2017 e repassada à Comissão Nacional dos Diáconos (CND). Eis a íntegra da carta.

SECRETARIA DE ESTADO

Primeira Sessão – Assuntos Gerais

N. 343.602

Vaticano, 28 de fevereiro de 2017

Excelência Reverendíssima

O Santo Padre acolheu com profunda consolação e viva complacência a sua estimada carta do ano passado, com a qual, em nome próprio e da Comissão Nacional dos Diáconos, houve por manifestar-lhe a sua adesão à sua pessoa e Ministério apostólico.

Desempenho-me com prazer do honroso encargo de significar-lhe que Sua Santidade agradece, penhorado, a delicada expressão de tais sentimentos e o testemunho de devotada fidelidade à Cátedra de São Pedro. O Papa Francisco também exorta aos Diáconos representados pela referida Comissão Nacional que sempre busquem incansavelmente ser modelos de discípulos missionários, na certeza de que “o discípulo de Jesus não pode seguir um caminho diferente do Mestre, mas, se quer levar o seu anúncio, deve imita-Lo, como fez Paulo: almejar tornar-se servo. Por outras palavras, se evangelizar é a missão dada a cada cristão no Batismo, servir é o estilo segundo o qual viver a missão, o único modo de ser discípulo de Jesus. É sua testemunha quem faz como Ele: quem serve os irmãos e as irmãs, sem se cansar de Cristo humilde, sem se cansar da vida cristã que é a vida de serviço” (Homilia no Jubileu dos Diáconos, 29/05/2016). E, como sinal da sua benevolência, e em penhor dos mais abundantes dons celestiais, o Papa Francisco concede à Vossa Excelência e todos os que se associaram à missiva, uma especial Bênção Apostólica, pedindo que, por favor, não deixem de rezar por ele.

Aproveito o ensejo para afirmar-lhe protestos da minha mais alta consideração.

+ Angelo Becciu

Substituto

Sua Excia. Revma. Dom João Francisco Salm Bispo de Tubarão, SC

 

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *