Mais um diácono permanente é ordenado na Arquidiocese de Manaus

Na noite de sábado 9 de maio, o arcebispo metropolitano de Manaus Dom Sérgio Castriani ordenou Ricardo César Lopes Pereira diácono permanente da Arquidiocese de Manaus. A missa solene de ordenação aconteceu na Igreja de São Tomé, Área Missionária Ponta Negra, e foi concelebrada por padres e diáconos e também contou com a participação de centenas de pessoas das 10 comunidades que integram aquela Área, paroquianos de outras comunidades, políticos, religiosos, entre outros.
Na celebração, o então acólito esteve acompanhado de seus familiares. Ainda durante o rito de ordenação, colocou-se diante do Arcebispo para reafirmar seu propósito, enquanto as pessoas presentes cantavam a Ladainha de todos os Santos.
Dom Sérgio enfatizou que o Ministério Diaconal representa o serviço. Dessa forma, o diácono assume o compromisso em servir ao povo de Deus, especialmente, na liturgia, na Palavra e na caridade, deve estar a serviço do povo, dos mais pobres, daqueles que realmente precisam. “O diaconato é um serviço. É um sacramento. Diácono é aquele que seve. O Ricardo já tem um serviço na Igreja, já foi ministro, catequista e a agora é sacramentalmente ordenado para o serviço da Igreja. Diácono é aquele homem que lembra aquilo que todo cristão é: servo de Deus, servo dos outros. Ao mesmo tempo o diácono permanente permanece no mundo, na sua profissão com a sua família, dando testemunho na Igreja e no mundo sacramentalmente configurado a Cristo Servo”, concluiu.
Já ordenado, o diácono agradeceu a Deus, ao arcebispo, aos presbíteros, ao vice-presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, diácono Francisco Salvador, religiosos, políticos, comunitários e a todos que fizeram parte de sua caminhada. “Agradeço esta Área Missionária que me acolheu há quase duas décadas e que, hoje, vislumbra o fruto agora cultivado e, de maneira especial, agradeço a minha comunidade Santo Agostinho. Caminhando com o povo de Deus eu pretendo continuar sempre atento ao chamado e onde a Igreja precisar lá eu estarei”, expressou o diácono Ricardo.
“Eis que estou no meio de vós como aquele que serve” Lc 22, 27b). Este foi o Lema escolhido por Ricardo César. Ele disse que vai continuar servindo na Área Missionária Ponta Negra, como já fazia há 18 anos, mas agora na condição de ministro ordenado. “Antes servia à Igreja na condição de leigo, agora, como diácono permanente, vou desenvolver esse serviço de animação junto ao povo de Deus atendendo a todos os que necessitam e que precisam do amor e da caridade”, disse. Ricardo César é amazonense, nascido em Manaus em 5 de setembro de 1968, filho de Raimundo dos Santos Pereira e Aracely Bezerra Pereira.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *