Experiências de Diaconias foi tema do 2º dia da Reunião do Conselho Consultivo da CND em Palmas, Tocantins

Experiências de Diaconias foi tema do 2º dia da Reunião do Conselho Consultivo da CND em Palmas, Tocantins

As atividades desta sexta-feira, 03 de junho, 2º dia da reunião do Conselho Consultivo da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) começaram com a missa presidida pelo padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na sala de reunião, o diácono Zeno Konzen, presidente da CND coordenou a reunião que teve como pauta a avaliação da ENAC – Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação, na qual o coordenador, diácono José Carlos Pascoal, da diocese de Jundiaí, SP, fez exposição do trabalho da Equipe, que tem como membros os diáconos Alberto Magno (Arquidiocese de Brasilia, DF) e José Bezerra de Araújo (Arquidiocese de Natal, RN). Diácono Pascoal ouviu sugestões dos conselheiros, entre elas: que cada Regional tenha um assessor de comunicação para contato direto com a ENC; Alteração no site para facilitar a abertura do boletim online “Diáconos”; Mala direta para enviar o informativo para as dioceses; expor bibliografia, com sugestões de leitura para os diáconos.

Na partilha dos presidentes dos Regionais, destaque-se a experiência de Diaconias Territoriais que estão sendo implantadas em Teresina, Piauí (Nordeste 4) e Diaconias Ambientais, que estão sendo implantadas em dioceses do Paraná (Sul 2). Essas experiências serão divulgadas para que outros regionais possam ter um parâmetro desse trabalho. O presidente também exortou os diáconos a participarem do Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado em Belém, Pará. A CND será representada pelo diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), vice-presidente da CND.

No período da tarde, após a oração da Hora Média, foram retomados os trabalhos, com exposição do Coordenador do Conselho Fiscal e Econômico sobre o ano fiscal de 2015, com explicações detalhadas sobre os recursos e as despesas da CND. Em seguida, o diácono Daniel Marinho da Silveira, da Arquidiocese de Salvador, BA, designado para elaborar o novo Estatuto da CND a partir das sugestões recebidas, apresentou o esboço do mesmo, que recebeu novas emendas e será novamente submetido ao Conselho.

No final dos trabalhos do dia, o presidente diácono Zeno e o secretário diácono Antonio Heliton Alves anunciaram os próximos eventos da CND:

De 17 a 21 de outubro de 2016: reunião ampliada da CMOVC – Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Durante este evento, será realizada a Reunião do Conselho consultivo da CND (diretoria e presidentes das Comissões Regionais).
De 24 a 26 de março de 2017: reunião do Conselho Consultivo da CND em Belo Horizonte, MG. São convocados pela diretoria: presidentes das CRDs; Assessorias Pedagógica e de Comunicação; Conselho Fiscal e Econômico.
18 a 21 de maio de 2017: assembleia Geral Não Eletiva da CND em Belo Horizonte, MG.
A reunião do Consultivo, que está sendo realizada na Comunidade Católica “Sementes do Verbo”, em Palmas, Tocantins, terminará neste sábado, 04 de junho, com almoço.

De Palmas, Tocantins: Diácono José Carlos Pascoal, ENAC / CND

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.