Escola Diaconal da Diocese de Campina Grande, Brasil, promove Retiro.

Os candidatos ao Diaconato Permanente da Escola Diaconal da Diocese de Campina Grande – Paraíba estiveram em retiro, nos
dias 21 e 22 de julho, no Centro de Formação Redentorista São Clemente, no Bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

O assessor foi o diácono permanente, teólogo e escritor José Durán y Durán, da Diocese de Palmares, PE, e ex-presidente da Comissão Nacional dos Diáconos. O retiro contou com a presença do bispo diocesano dom Dulcênio Fontes de Matos, que durante sua participação, lembrou aos presentes da necessidade de se viver a Palavra de Deus através dos gestos.

Padre José Assis Pereira Soares, Coordenador da Escola Diaconal, em suas palavras aos postulantes, recordou dos passos de Jesus e da necessidade de momentos de descanso, reflexão e deserto, de meditação, sobretudo individual e momentos de silêncio.

Em uma de suas pregações, o diácono Durán ressaltou que a missão do diácono é ser “discípulo com pé no chão”, que é preciso resgatar em nossas dioceses, paróquias e comunidades o projeto de Jesus com a dignidade humana, anunciando o Reino de Deus numa realidade concreta, partindo para uma ação evangelizadora. “Dentro de nossa evangelização é necessário reprogramar a luz do projeto de Jesus, tomando uma firme decisão. Somos responsáveis pela Igreja, é preciso que todos vivam em plenitude seu batismo”, concluiu.

Durante o retiro, o pregador também apresentou seu recente trabalho literário, o livro “Renovar a vida”, fruto do relato de experiências de diáconos, esposas e candidatos, em retiros, encontros e assembleias pelo Brasil.

Atualmente existem duas turmas da Escola Diocesana de Formação Diaconal, sendo que a primeira turma possui 23 aspirantes ao diaconado permanente que estão em fase de conclusão dos estudos teológicos e dos processos avaliativos.

(Comissão de articulação da Escola Diocesana de Formação Diaconal de Campina Grande)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *