Encontro reflete luzes e sombras da formação diaconal

 

 

Com Missa presidida por Dom Mário Pasqualotto, Bispo Auxiliar de Manaus, iniciou-se no dia 21, as 7h, o XII Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais no Centro de Treinamento “Maromba” de Manaus/AM, com participação de 87 pessoas entre bispos, presbíteros, diáconos, candidatos e esposas.

 

Na homilia Dom Mário falou da falta de conhecimento por parte de presbíteros e leigos da dimensão do ministério diaconal. “Sonho com o dia em que diáconos permanentes assumam a função de ecônomo nas dioceses, de presidentes das Cáritas e de outras funções próprias de diáconos. Precisamos de presbíteros com tempo maior para orar, para atendimento de confissões e direção espiritual, e para pregar a Palavra. Para isso é necessário confiar funções aos diáconos”, disse Dom Mário. “Na mensagem aos participantes do Encontro Mundial das Famílias em Brasília, o Papa Bento XVI escreveu: as famílias são a parte alegre e doce da Igreja. Nós, ministros ordenados, também devemos ser mais alegres e felizes no anúncio, na ação em favor dos pobres, sermos também a parte alegre e doce da Igreja”, completou. No final da celebração, o presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) diácono Zeno Konzen fez a apresentação dos representantes dos Regionais, deu as boas vindas a todos e declarou aberto o Encontro.

 

Na sala de palestras, diácono José Gomes Batista, da Arquidiocese da Paraíba e coordenador da ENAP – Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica da CND fez a apresentação da Memória dos Encontros Nacionais de Diretores e Formadores de Escolas, seus objetivos e conquistas. O presidente diácono Zeno e Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Arcebispo de Porto Velho (RO) e referencial da CND junto a CNBB também fizeram uso da palavra, exortando os participantes a partilhares suas experiências e assimilarem o conteúdo do encontro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *