ECOS DEL SEGUNDO CONGRESO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE DE DIACONADO PERMANENTE

 Dom Sérgio da Rocha é o novo Arcebispo de Brasília

 

Diáconos, Órgão Informativo da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil

Ano 5 – n º 60 – julho de 2011

 

O papa Bento XVI nomeou no dia 15 de junho o novo Arcebispo de Brasília: é Dom Sérgio da Rocha, que era Arcebispo de Teresina. Nascido em Dobrada (SP) em 21 de outubro de 1959, foi ordenado sacerdote em 1984 em Matão, Diocese de São Carlos. Em 2001 foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza por João Paulo II; em 2007, Bento XVI o nomeou arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Teresina. Em 2008, tornou-se Arcebispo Metropolitano da capital piauiense.

 De 2003 a 2007 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB; membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Secretário do Regional Nordeste I; Bispo referencial da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste I. De 2007 a maio de 2011 foi Presidente do DEVYM do CELAM; membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e assessor da CND, cargo que ocupou até maio de 2011; membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente do Regional Nordeste IV. Em maio de 2011 foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, mandato que se encerra em 2015.

 

Obrigado, Dom Sérgio

 Como membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, no período de 2007 a 2011,  Dom Sérgio da Rocha foi Bispo Acompanhante da Comissão Nacional dos Diáconos – CND.

 Participou de todas as atividades do diaconado nacional, assessorando os eventos, marcando com sua presença tranqüila e simples, com muito discernimento, os debates e reflexões sobre o diaconado e a formação permanente.

 Como presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM, presidiu o II Congresso Latinoamericano e Caribenho do Diaconado Permanente em Itaicí, Indaiatuba, nos dias 24 a 29 de maio de 2011.

 Nossa gratidão ao caríssimo arcebispo. Com certeza, na administração da Igreja na Capital Federal, produzirá muitos frutos.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *