Dom Vilson ordena 11 Diáconos Permanentes para Diocese de Limeira

A Diocese de Limeira viveu um momento de muita alegria neste domingo, 19 de julho, com a ordenação da 2ª turma de diáconos permanentes da Escola Diaconal São João XXIII. O Diaconato é o 1º grau do Sacramento da Ordem, sendo os outros dois o presbiterato e o Episcopado.

A celebração eucarística de ordenação diaconal aconteceu na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana, e foi presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, que por suas mãos e oração ordenou 11 homens ao diaconato permanente. Foram ordenados: Aluisio Tavares Ronchini, Antonio Valentim Reami, Humberto Antonio Ferreira, Euríoedes Rodrigues de Paula, Jair Antonio de Palma, João Batista Pereira, Leandro Santos de Almeida, Luiz Sérgio Teixeira, Odair Ribeiro de Mesquita, Paulo Sérgio Cavalheiro e Romes Braz Paulino.

Concelebraram o Bispo Diocesano de Almenara-MG, Dom José Brandão Cabral, padres e diáconos presentes, da diocese de Limeira e de outras dioceses.

Em sua homilia, Dom Vilson destacou a importância do momento para a Diocese de Limeira e se dirigiu aos diáconos lembrando a eles das responsabilidades do trabalho de cada um através do serviço à Igreja, proclamação do evangelho e a realização do serviço à comunidade. “Um momento de profunda alegria e ação de graças, onde os neo-diáconos passam a exercer a missão de levar a todos o evangelho de Jesus Cristo, pelo testemunho e pela caridade”.

Os ordenados ao diaconato deixam suas condições de leigos e passam a fazer parte do clero diocesano. Com a ordenação deste domingo, a Diocese de Limeira passa a contar com 23 diáconos permanentes, cabendo-lhes, por isso, todas as responsabilidades próprias dessa condição.

Ao final da celebração fizeram uso da palavra: Pe. Eder Justo (Chanceler do Bispado), que fez a leitura da Ata de Ordenação; Diácono Humberto Antônio Ferreira – que fez um discurso de agradecimento; Dom Cabral – que parabenizou os ordenados, desejando a eles que sejam “homens de fé cheios de espíritos” e Pe. Vladimir Hergert (Vigário Geral da Diocese de Limeira) – que acolheu a todos os ordenados e destacou a alegria deste momento da celebração dos 40 anos da diocese, “um presente para a diocese esta soma de mais 11 diáconos permanentes ao clero diocesano”, disse.

Pe. Edson Tagliaferro – Assistente Eclesiástico da Escola Diaconal São João XXIII, também proferiu algumas de agradecimento, a todos que apoiaram e que apoiam o trabalho desenvolvido com o diaconato permanente, através da escola diocesana, e deixou umas palavras de estímulo aos neo-diáconos. “Que vocês encontrem o equilíbrio entre a dupla sacramentalidade, o matrimônio e a ordem, e sirvam a Deus como quem fez uma profunda experiência pessoal com o Senhor”, falou.

Antes da benção final, Dom Vilson fez o anuncio das paróquias que os 11 diáconos ordenados exercerão seus ministérios diaconais (veja lista abaixo).

Após a missa, todos os presentes participaram de um momento de congraçamento, parabenizando os novos diáconos permanentes da Diocese de Limeira

Fonte: www.diocesedelimeira.org.brOrdenados de Limeira - 19 de julho de 2015

_____________________

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *