Documento final do Encontro Nacional de Formadores em Palmas, Tocantins (Brasil)

A CND – Comissão Nacional dos Diáconos faz publicar o Documento Final do XIV Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, realizado em Palmas, Tocantins, no período de 31 de maio a 02 de junho de 2016. O encontro teve como tema «A missão do Diácono numa Igreja em saída» e como lema «Ide, evangelizai» (Mc 16,15).

DOCUMENTO FINAL

Buscando uma constante melhoria na formação dos candidatos ao Diaconado Permanente em todo o território nacional, bem como os apelos dos novos desafios de “uma antiga vocação para uma nova missão”, os participantes do XIV Encontro Nacional de Formadores e Diretores de Escolas Diaconais, realizado na cidade de Palmas – TO no período de 31/05 á 02/06/2016, enfatizam os seguintes pontos:

Do nosso primeiro encontro de formadores, em 1984, até o 10º encontro em 2008, percorremos um caminho de construção das nossas diretrizes e orientações voltadas para a consolidação da identidade do ministério diaconal, culminando na elaboração e aprovação do Documento 74 da CNBB.

A partir de 2010, à luz deste documento, buscamos discernir a “Missão dos diáconos como apóstolos nas novas fronteiras da missão”. Depois do 11º encontro, os temas orientaram-se para a missão do diácono, à luz do documento de Aparecida, voltados para uma Igreja Missionária.

O Pe. Cesar Braga de Paula, assessor do CELAM para este Encontro, apresentou em sua exposição, uma visão sobre o Diaconado Permanente na América Latina e nos informou que o Brasil apresenta hoje a melhor organização no que se refere ao Diaconado Permanente na América Latina.

Destacou as diversas oportunidades de formação através dos cursos no CELAM em sua sede Bogotá, em diversos níveis, para a atualização dos nossos Diáconos Permanentes, bem como foi apresentada a possibilidade de oferta de um curso de pós-graduação de formadores, assessorado pelo CELAM no Brasil.

Na ação pastoral destacou-se, como imprescindível para a conversão pastoral, a conversão pessoal.

A mudança epocal provoca profundas alterações, dissolvendo a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus. Altera o modo de pensar, o estilo de vida das pessoas.

No momento presente, convivemos com um fenômeno extraordinário da comunicação, principalmente a Internet, criando redes, facilitando contatos, estabelecendo relações, com influência imediata sobre a sociedade, transformando a pessoa comum em produtora de informações e não apenas consumidora.

Diante dessa realidade, somos desafiados ao dialogo com o novo e o diferente.

Os desafios da formação para o diaconado acontecem a partir do texto bíblico, “uma vocação antiga para uma nova missão”. Quais as “mesas” de hoje?

Diacono é um nome de serviço eclesial, não de um poder ou lugar de honra.

A formação é a arte de formar (se), é um processo de auto formação que se prolonga pela vida a fora. ( ver texto na Integra de Dom Pedro Brito Guimaraes).

Em sua exposição, Dom Sergio da Rocha, Presidente da CNBB, ressaltou traços eclesiológicos face aos ensinamentos e ao testemunho do Papa Francisco: Igreja missionária, misericordiosa, pobre, ministerial e santa.

Alguns desafios e perspectivas: (Ver texto na integra de Dom Sergio da Rocha no anexo).

O exercício harmonioso do tríplice serviço: Liturgia, Palavra, Caridade.

O diácono misericordioso: o serviço da caridade numa Igreja misericordiosa.

O ministério diaconal na Igreja missionária: o diácono missionário numa Igreja missionária.

O serviço da Palavra: o diácono servidor da Palavra na Igreja missionária.

O serviço da Liturgia: o diácono orante numa Igreja contemplativa

O relacionamento com a família: o diácono testemunha da “alegria do amor na família”

O ministério diaconal na Igreja ministerial: o diácono servidor numa Igreja servidora.

O diácono chamado à santidade.

Foi sugerido que a CND coordene um projeto missionário para a Amazonia, com a participação dos diáconos.

No trabalho de grupo, foram destacados aspectos relevantes dos temas expostos e foi sugerida uma proposta, para as Escolas Diaconais desenvolverem nos proximos dois anos.

Implementar o Propedêutico como parte da formação Diaconal.

Criar uma grade do Propedêutico:

Incluir programa específico que comtemple esposa e filhos dos candidatos

            Incluir ação missionária

            Elaborar uma metodologia de avaliação de todas as dimensões.

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *